Banner 1

 


Foi oficialmente aberta na tarde de terça-feira, 21, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A programação teve início em solenidade realizada no auditório do Vitória Palace Hotel e que contou com a presença de representantes de diversas associações e entidades que defendem os direitos das pessoas com deficiência. As atividades realizadas até o próximo dia 24 estão de acordo com o que prevê a Lei 3.889/2021, sancionada pelo prefeito Allyson Bezerra no dia 17 de setembro.

“A sanção da lei que instituiu a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é um avanço para Mossoró. Nossas lutas são diárias, por isso os avanços devem ser comemorados. Inclusão é respeito às pessoas com deficiência. Vamos lutando, conclamando à sociedade para que ela possa se envolver mais, conhecer mais e, acima de tudo, respeitar os espaços das pessoas com deficiência”, destacou o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (AMOR), Arnon Dutra.

A programação da Semana contempla diversas apresentações culturais, palestra sobre acessibilidade e mobilidade reduzida e caminhada da inclusão. As ações são coordenadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Mossoró, com o apoio do Poder Executivo local, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude. A Câmara Municipal também é parceira na realização do evento, assim como o Vitória Palace Hotel.

“A Semana é muito importante, porque é um momento que a gente dá visibilidade às bandeiras de lutas das pessoas com deficiência. O Município apoia essa causa, por isso se junta ao Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, para que a gente tenha mais empatia e trace cada vez mais ações de inclusão em nossa cidade”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Juventude, Janaína Holanda.

O Conselho Dos Direitos das Pessoas com Deficiência tem entre os seus membros representantes indicados também pelas secretarias municipais de Educação e Saúde. As titulares das pastas, professora Hubeônia Alencar e Morgana Dantas, respectivamente, também participaram do evento na tarde desta terça, 21.

Durante a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a Associação de Surdos e Mossoró e Região (ASMOR) entoou o Hino Nacional em Libras. Também houve a apresentação das ações do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência pela presidente do órgão, assistente social Dávida Oliveira, e realizadas apresentações culturais com a presença de representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), dos Deficientes Físicos de Mossoró (ADEFIM) e Macro Amor de Mossoró (AMAM).

Membros da Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM) também marcaram presença na solenidade ocorrida nesta terça, 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. “Este é um dia muito especial, um dia de transformação. A Semana, como um todo, é especial para todos nós”, destacou Adriana Angélica, presidente da ASMOR.

“Essa é uma Semana crucial para o fortalecimento de ações que buscam a inclusão social das pessoas com deficiência no âmbito do município de Mossoró. Neste 21 de setembro, consagrado como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em que todo o país realiza ações e discussões em torno da promoção da inclusão da pessoa com deficiência, da acessibilidade, das barreiras sociais, arquitetônicas, o nosso intuito é promover a reflexão sobre o tema e dar visibilidade à pessoa com deficiência”, frisou Dávida Oliveira, presidente do CMDPD.

O prefeito Allyson Bezerra participou da solenidade de abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e reforçou o compromisso da gestão com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

“Sancionamos recentemente o projeto da Semana da Inclusão, e a partir do próximo ano o nosso compromisso é tornar esse momento cada vez mais forte, convidando mais pessoas a participar dessa discussão. Todos nós temos familiares, amigos, pessoas que queremos bem e que possuem algum tipo de deficiência, e que muitas vezes acabam não recebendo o reconhecimento, sendo discriminadas, por isso a importância de ações como a Semana da Inclusão, para que enfatizemos a luta pelos direitos de todos e de cada um”, pontuou.

Também participaram do evento no Vitória Palace Hotel os vereadores Lawrence Amorim (presidente da Câmara), Tony Fernandes, Pablo Aires e Marleide Cunha, entre outras autoridades, como o promotor de Justiça Guglielmo Castro, titular da promotoria de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e do idoso.



Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem