Independência

Independencia banner

Torre compartilhada foi instalada no município de Tenente Ananias, no Alto Oeste potiguar. População terá acesso a mais canais de TV e imagens com maior qualidade.


Primeira estação de TV digital do país é inaugurada no RN — Foto: Reprodução/Luciano Soares


O município de Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte, recebeu a primeira torre compartilhada de canais digitais do interior do país. A inauguração aconteceu nesta segunda-feira (27).

A estação é a primeira do programa ‘Digitaliza Brasil’, do governo federal, que pretende levar sinal de qualidade para cidades com até cinquenta mil habitantes. E o telespectador não precisa pagar nada para receber o sinal.

Até 2023, mais de 1,6 mil municípios do Brasil devem receber estações retransmissoras de TVs, que atenderão com sinal digital, em alta definição e de forma gratuita, mais de 20 milhões de pessoas, segundo o governo.

A estação inaugurada nesta segunda (27) vai compartilhar, gratuitamente, 8 sinais digitais da TV aberta a toda região do Alto Oeste potiguar.

O Programa é voltado para municípios com até 50 mil habitantes e a ação marca a última fase da transição da TV analógica para a TV Digital.

O Rio Grande do Norte terá 32 cidades beneficiadas com torres compartilhadas, com custos compartilhados, semelhantes à instalada em Tenente Ananias - todas com a mesma estrutura.

"Eles passarão a receber o sinal da TV do estado e da região que se encontram obtendo notícias. Todas as regiões do Brasil terão essa oportunidade de receber o sinal da sua própria região", explicou Moisés Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As TVs de tubo e tela plana que não possuem conversor integrado também podem receber o sinal digital com a ajuda de uma antena UHF e de um conversor externo. O resultado são novos recursos, como autodescrição e melhor qualidade de som e imagem.

A antena parabólica está com os dias contados na casa de Francisco Silva. "Agora a gente vai ter aqui a programação local. Vamos ter noticiários do nosso estado, como é na capital e em outras cidades da região. Sem chuvisco, com a imagem boa, sem se preocupar que a imagem corte quando estiver chovendo", conta o motorista.

Na casa de Maria Zilda, a TV de tubo estava aposentada desde 2020. Com a chegada do sinal digital na cidade, o aparelho voltou ao lugar de destaque, na estante da sala. "Agora, com essa antena nova, minhas filhas vão assistir o que querem", comemora a dona de casa.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve na cidade de Pau dos Ferros participando da cerimônia de inauguração da nova torre. "A estação de TV digital vai permitir que a população de toda a região tenha acesso a mais canais de TV e imagens com maior qualidade e sem ruídos", disse.

De acordo com o Ministério das Comunicações, o programa Digitaliza Brasil está levando o sinal digital para 1.638 municípios em todo o país. O processo de digitalização nessas localidades deve ser concluído até 2022 e beneficiará mais de 23 milhões de brasileiros. 


*G1


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo