Independência

Independencia banner

 

O Hospital Universitário Onofre Lopes, localizado na Zona Leste de Natal, está com procedimentos cirúrgicos suspensos há uma semana por falta de luvas cirúrgicas. A unidade tem contrato de prestação de serviço com o governo do estado para a realização de cirurgias pela rede pública de saúde.

De acordo com a administração do hospital, o desabastecimento aconteceu em razão do preço do insumo, que aumentou durante a pandemia, e da paralisação dos caminhoneiros em algumas regiões do país na última semana.

A agricultora Maria Ilenilda Pereira é uma das mais de mil pessoas que aguardam na fila de espera por cirurgias urológicas na unidade. Ela está internada há 24 dias no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, esperando a retirada de pedras na uretra.

"Eu fui para Natal. Chegando lá, disseram que não podiam fazer minha cirurgia por falta de material. Aí me colocaram na fila de espera e até hoje estou aguardando", conta.

Wilton Solidade aguarda por uma cirurgia de reconstrução do intestino há cinco anos e há quatro pela retirada de uma hérnia, que se criou na colostomia - abertura feita na barriga para a eliminação das fezes. A situação do paciente se agravou por causa da demora para a realização dos procedimentos. "É muita dor. Não consigo dormir direito, não tenho como trabalhar... Eu não estou bem, não aguento mais", diz o aposentado.

Segundo o Hospital Universitário, 600 luvas cirúrgicas e 8 mil luvas de procedimentos são utilizadas por dia na unidade.

Em nota, o HUOL informou que conseguiu um empréstimo de 8 mil luvas com o Hospital Universitário de Santa Cruz e está em tratativas com a UFRN e com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) para um empréstimo que supra as necessidades da unidade hospitalar pelo período de um mês. Com isso, a realização de cirurgias deve ser retomada na segunda-feira (20), segundo o hospital.

G1/RN


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo