Independência

Independencia banner

 


A taxa de desemprego no Rio Grande do Norte ficou em 16,4% no trimestre encerrado em junho, apontam os dados divulgados na sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa um contingente de 238 mil pessoas buscando por uma oportunidade no mercado de trabalho.

De acordo com o IBGE, esta foi a segunda maior taxa de desemprego da série histórica, iniciada em 2012. A taxa recorde, de 17,3%, foi registrada no trimestre de julho a setembro de 2020. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Força de trabalho

A força de trabalho é composta por dois grupos: ocupados (empregados) e desocupados (desempregados). No segundo trimestre de 2021, havia 1,5 milhão de pessoas na força de trabalho no Rio Grande do Norte, sendo 1,22 milhão ocupados e 238 mil desocupados.

Quanto à carga horária trabalhada, os ocupados se dividem em dois subgrupos: os que trabalham um número de horas suficiente e os que trabalham menos horas do que gostariam.

Os plenamente ocupados trabalham pelo menos 40h semanais ou estão satisfeitos com sua carga horária, enquanto os subutilizados por insuficiência de horas trabalham menos de 40 horas semanais e estão disponíveis para trabalhar mais horas.

No RN, 1,04 milhão estavam plenamente ocupados, enquanto cerca de 173 mil (14,2%) encontravam-se subutilizados por insuficiência de horas no trimestre de abril a junho deste ano.

G1/RN


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo