Cacim

Print

 


Os governadores do Nordeste aprovaram nota em que conclamam a sociedade e as instituições à defesa da legalidade e da paz. Documento foi elaborado durante Assembleia ordinária do Consórcio Nordeste, realizada na manhã de quarta-feira (25), no Centro de Convenções de Natal com a participação de representantes de 7 Estados da região.

Ao analisar o cenário político e econômico do país, os governadores concordaram que “somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza que crescem nos lares das famílias da nossa nação".

Em nota oficial, os governadores declaram: "reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil."

Os governadores também discutiram a opção de compra por parte das companhias estaduais de gás das ações da Gaspetro, que está em processo de venda pela Petrobras e pelo Governo Federal, a compra de energias renováveis para consumo dos órgãos dos estados e a implantação de rede de fibra ótica integrando todos os municípios dos nove estados. "Esta Assembleia é muito importante também como voz de autonomia e soberania na defesa da democracia e combate às desigualdades", afirmou a governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra.

O presidente do Consórcio Nordeste, governador do Piauí, Wellington Dias destacou a importância de os estados manterem as companhias de gás como fator de impulso ao desenvolvimento, assim como de consumirem energia limpa e estarem dotados de uma rede de fibra ótica com capacidade acima 10 gigabytes para todos os Estados. 


Governador do Maranhão, Flávio Dino defendeu a necessidade de posições claras diante das medidas que estão prejudicando a economia brasileira e das ameaças à democracia. “Até para não sermos coniventes com essa barbárie. Nossa carta é em defesa da legalidade e da paz. O silêncio seria a pior opção neste momento. Estamos defendendo a democracia e assegurando os direitos das pessoas.”

"Temos uma reunião administrativa do Consórcio Nordeste, mas não podemos fugir de discutir e tomar posição diante da propagação maciça de fake news nas redes sociais sem qualquer relevância para o país. Estamos vivendo o maior ataque à democracia nos últimos quarenta anos. Devemos reafirmar posição em defesa da soberania nacional, combater fake news, inclusive sobre os preços dos combustíveis. A Petrobras teve lucro de R$ 92 bilhões no primeiro trimestre. O que aumenta os preços dos combustíveis não é imposto, que não aumenta há dez anos. O atrelamento ao dólar é o que aumenta os preços dos combustíveis. Temos que empunhar a bandeira da verdade. E temos ameaça de um levante em 7 de setembro. A democracia brasileira está sofrendo um ataque, por isso este fórum deve se posicionar", defendeu Renan Filho, governador de Alagoas.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum