Govrno

640x128

O Rio Grande do Norte ultrapassou nesta segunda-feira (23) a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas com pelo menos uma das doses contra a Covid. Os dados estão na plataforma RN+ Vacina que monitora a campanha de imunização no estado.

O estado chegou à marca cerca de 2 meses depois de ultrapassar 1 milhão de pessoas imunizadas com uma dose.

Os 2 milhões de potiguares com uma dose representam cerca de 75% de toda a população adulta do estado, segundo a plataforma. A estimativa do governo é de que haja 2,6 milhões de pessoas acima de 18 anos em todo o RN.

As pessoas adultas com o esquema vacinal completo, no entanto, representam 29% da população. Ou seja, 796 mil pessoas tomaram as duas doses das vacinas de Oxford/AstraZeneca, de CoronaVac e da Pfizer ou uma da Janssen - a única que imuniza com apenas uma aplicação.

A imunização com a duas doses é tida como fundamental, inclusive, no combate à variante Delta, que começa a se espalhar pelo Brasil. No RN, pelo menos 60 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada, o que fez a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizar mutirões apenas para a segunda aplicação.

Alguns municípios do RN já iniciaram a aplicação da primeira dose em toda a população adulta, como Natal e Mossoró. A cidade de São Rafael foi a primeira a conseguir o feito, ainda no mês de julho.

A cidade de Baía Formosa chegou a iniciar a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, mas foi notificada pela Sesap por antecipação do cronograma.

O governo do Rio Grande do Norte estima vacinar toda a população adulta (até 18 anos de idade) até o fim de agosto e iniciar a imunização de adolescentes a partir de setembro.

G1/RN


 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo