Cacim

Print

 


Nesta 3ª feira (10.ago.2021), 9 partidos brasileiros divulgaram nota conjunta em repúdio ao desfile de blindados e tanques de guerra realizado nesta manhã na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. “O desfile é uma clara tentativa de constrangimento ao Congresso Nacional”, diz o documento.

PSB, PC do B, PDT, PT, REDE, Psol, PSTU, Solidariedade e Unidade Popular assinaram ao final da nota, que afirma que é “inaceitável que as Forças Armadas permitam que sua imagem seja exposta desta maneira, usada para sugerir o uso de força em apoio à proposta antidemocrática e de caráter golpista”.

O desfile ocorreu no mesmo dia em que está prevista a votação da PEC do voto impresso. A Marinha, responsável pelo ato, negou que o evento tenha relação com as atividades no Congresso. A Operação Formosa, maior treinamento militar da Marinha no planalto central, existe desde 1988. Porém, esta foi a 1ª vez que o comboio passa pela capital federal.

As siglas declaram ainda que, em meio à pandemia de covid-19, “não tem sentido expor pessoas, inclusive os militares, promover aglomeração e gastar recursos públicos com tal atividade”. 

Eis a íntegra da nota, publicada no site do PT (Partido dos Trabalhadores):

“Partidos repudiam tentativa de constrangimento ao Congresso Nacional e ao povo

Um comunicado oficial do Ministério da Marinha anunciou a realização de um desfile de blindados, acompanhado de sobrevoos pela Esplanada, em Brasília, nesta terça-feira, tendo como destino o Palácio do Planalto.

O motivo alegado é marcar a entrega a Bolsonaro e ao ministro Walter Braga Netto (Defesa) de um convite para que as autoridades acompanhem um tradicional exercício da Marinha previsto para 16 de agosto, em Formosa (GO).

Em meio às sucessivas declarações golpistas de Bolsonaro, e da votação do projeto do “voto impresso” nesta mesma terça-feira, com previsão de derrota, o desfile é uma clara tentativa de constrangimento ao Congresso Nacional.

Estranhamente, e diferente das edições anteriores, é a primeira vez que o convite é feito com um ostensivo e desnecessário desfile de blindados militares, injustificável e reprovável por várias razões de interesse sanitário público.

Neste momento em que o Brasil acumula a trágica marca de quase 600 mil mortes, não tem sentido expor pessoas, inclusive os militares, promover aglomeração e gastar recursos públicos com tal atividade.

É inaceitável, ainda, que as Forças Armadas permitam que sua imagem seja exposta desta maneira, usada para sugerir o uso de força em apoio à proposta antidemocrática e de caráter golpista, defendida pelo presidente da República.

O Brasil ainda está em guerra contra o coronavírus, embate agravado pela variante Delta, pelo desemprego e pela fome, o que exige de toda a sociedade compromisso com a defesa dos verdadeiros interesses dos brasileiros.

O povo não quer ver desfile de tanques de guerra, quer vacina no braço, respeito à democracia e instituições e governantes que trabalhem para gerar empregos e para acabar com a fome no país.

Brasília, 10 de agosto de 2021.”

PSB, PCdoB, PDT, PT, REDE, PSOL, PSTU, Solidariedade e Unidade Popular

Poder 360


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum