Independência

Independencia banner

Previsão inicial era de que alunos do 1º ao 5º ano retornassem às salas de aula em 28 de julho. Falta de merenda escolar foi motivo para adiamento.


Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno aulas RN Rio Grande do Norte Natal colégio público rede município sala de aula — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A Secretaria Municipal de Educação de Natal anunciou nesta quinta-feira (22) que as aulas presenciais para os alunos do ensino fundamental serão retomadas no dia 4 de agosto - uma semana após a date prevista inicialmente.

O adiamento aconteceu por falta de merenda nas escolas. Em nota, a SME afirmou que as atas de compras já disponíveis no mercado não contemplam os valores nutricionais e nem o quantitativo suficientes para atender toda a demanda de merenda escolar.

"A Secretaria Municipal de Educação está buscando alternativas para solucionar esta demanda, e por isso, adiou para o dia 04 de agosto o retorno presencial da etapa dos Anos Iniciais", informou.

"As atas de compras que nós temos disponíveis no mercado não são suficientes nem em valores nutricionais, nem em quantidade para atender todas as nossas unidades de ensino que trabalham com essa etapa dos anos iniciais da ensino fundamental", explicou a secretária de educação, Cristina Diniz.

O município começou o processo de retomada das aulas presenciais no dia 14 de julho, com os alunos da educação infantil. O retorno na rede pública ocorreu 16 meses após a suspensão das aulas por causa da pandemia da Covid-19.

Com o início do plano de retomada, a previsão era de que as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental voltassem às salas de aula, pelo menos em parte, duas semanas após a primeira etapa - o que ocorreria na próxima quarta-feira, 28 de julho. 

Até a quarta-feira (21), o município divulgava a data do dia 28 para a volta às aulas. Na Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, a equipe promoveu nesta semana uma reunião entre gestores, professores e funcionários para alinhar o retorno no formato híbrido.

"Cada turma será dividida em três grupos e os mesmos serão representados por uma cor: azul, amarelo ou laranja. Por exemplo, em uma sala com 30 alunos, no primeiro dia vem 10 alunos, no segundo dia vem os outros 10 e no terceiro dia os 10 restantes e assim sucessivamente”, detalhou o diretor da escola, Janiere Silva.

Segundo o município, o semestre de aulas foi iniciado em 7 de julho, com aulas não presenciais. Nesse formato, adotado desde o início da pandemia, cada escola adequa o atendimento aos alunos de acordo com as realidades locais e o acesso à internet.

Em uma turma em que todos os alunos ou seus pais possuam Whatsapp, por exemplo, o professor pode usar a ferramenta para passar conteúdos e atividades. Caso parte dos alunos não tenha acesso à internet, os pais podem buscar as atividades na própria instituição. 


*G1

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo