Cacim

Print

 

Reportagem do jornal Folha de SP aponta que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, entre eles Mossoró, segundo o jornal.

De acordo com a Folha de SP, Mossoró aplicou 15 doses vencidas da vacina Astrazeneca, sendo 3 no Centro Clínico Evangélico Edgard Bulamarqui, uma na Unidade Móvel Médico Odontológica e as demais nas Unidades Básicas de Saúde Dr. Joaquim Saldanha (2), Dr. Lucas Benjamin (2), Vereador Lahyre Rosao (1), Raimundo Rene Carlos Castro (1), Marcos Raimundo Costa (1), Dr. Chico Porto (1), Dr. Moises Costa Lopes (1), Dr. Jose Fernandes de Melo (1) e Hipólito (1).

Vários outros municípios do Rio Grande do Norte estão na lista da Folha de SP, incluindo a capital Natal, que teria aplicado 12 doses vencidas.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota onde nega essa informação. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que não houve aplicação de doses fora do período de validade contido em bula, uma vez que, todas as remessas de imunizantes que chegam ao município de Mossoró são utilizadas de forma imediata, após verificação local que sucede a conferência feita pela própria Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN).

Salienta-se que a pasta estadual garante que todas as doses são conferidas e protocoladas. Nós, enquanto município, fazemos o mesmo, atendendo as normas de biossegurança, antes do uso de qualquer imunizante contra a Covid-19.

Acreditamos que pode ter ocorrido o registro tardio das doses aplicadas na Plataforma RN Mais Vacina, bem como, reforçamos o correto armazenamento das vacinas, o acompanhamento das suas validades e a rápida aplicação dos imunizantes.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum