Cacim

Print

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fez uma citação nesta 3ª feira (9.jun.2021) que causou comoção na internet. O chefe de Estado afirmou que “os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos de barcos”. A fala foi dita durante evento na Casa Rosada, com empresários espanhóis e argentinos e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

“E eram barcos que vieram de lá, da Europa”, completou, ao dizer que estava citando um trecho do poeta Octavio Paz.

O presidente, no entanto, fez menção a música Llegamos de Los Barcos, do cantor argentino Litto Nebbia. “Los brasileros salen de la selva. Los mejicanos vienen de los indios. Pero nosotros, los argentinos, llegamos de los barcos”, diz uma estrofe da música.

É provável que Alberto quisesse lembrar a seguinte frase do poeta Octavio: “os mexicanos descendem dos astecas, os peruanos dos incas e os argentinos, dos navios”. 

Mais tarde, após a repercussão, Alberto Fernández se justificou em seu perfil no Twitter. O mandatário afirmou que não “queria ofender ninguém”.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi uma das personalidades públicas que comentou a situação. No Twitter, disse que passou a “entender melhor porque depois da II Guerra Mundial, criminosos de guerra nazistas se esconderam na Argentina”.

Poder 360


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum