Independência

Independencia banner

 


A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) comemora neste sábado (22) 21 anos de serviços prestados a Mossoró e toda região, compreendendo cerca de 64 municípios atendidos pela Instituição. A Liga Mossoroense foi fundada por meio de uma Associação Civil em 22 de maio do ano 2000, sendo uma entidade sem fins lucrativos e de caráter exclusivamente filantrópico.

“22 de maio é dia de Santa Rita de Cássia, a Rita dos impossíveis, que fez o possível de transformar a Liga Mossoroense nessa grande instituição. Nesta data festiva, quero conclamar a sociedade Mossoroense e a sociedade Oestana para mais uma vez entrarmos na luta para grandes e novas conquistas”, destaca Dr. Cure Medeiros, Chanceler da LMECC.

A LMECC oferece assistência especializada em Oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também realizando atendimentos por meio de convênios e particular. A Unidade I é o Hospital da Solidariedade. Especializada em radioterapia, esta Unidade se destaca pelo atendimento multidisciplinar que conta com psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, odontólogo, fonoaudiólogo, entre outros profissionais da saúde.

Além disso, esta Unidade conta com um moderno Acelerador Linear, utilizado nos grandes centros médicos do país, o que proporciona aos pacientes dessa região o mesmo tratamento e cuidado dos maiores hospitais oncológicos nacionais.

A Unidade II é o Hospital da Liga Mossoroense, que é especializado no tratamento de pacientes oncológicos, oferecendo os serviços de quimioterapia, pronto-socorro para as intercorrências do tratamento, unidade de terapia intensiva (UTI), e recentemente reinaugurou seu moderno Setor de Diagnóstico por Imagem. Esta Unidade ainda conta com um setor de pediatria que atende crianças e adolescentes de até 18 anos de idade.

“A Liga está completando mais um ano e eu parabenizo toda nossa equipe de colaboradores, pois mesmo passando mais um ano de desafios, com o surgimento e enfrentamento do covid-19 nós tivemos um saldo muito positivo. Tanto na parte operacional, com os atendimentos que pudemos prestar aos nossos pacientes e aos pacientes que apareceram devido a pandemia”, ressalta Paulo Henrique Monte, Presidente da LMECC.

A Liga Mossoroense tem como missão o combate ao câncer, oferecendo uma assistência humanizada aliada à alta qualidade de seus profissionais e o uso da mais moderna tecnologia na área, tendo como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar doenças oncológicas, adulto e infanto-juvenil, bem como as demais atividades correlatas. Um desafio diário, onde a cura das pessoas é a maior recompensa para uma equipe que trabalha dia a dia com o objetivo de devolver a saúde do próximo.

“Parabenizamos a Liga Mossoroense pelos 21 anos de serviços prestados a Mossoró e região. Nós que fazemos a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró e Região, temos o maior orgulho em fazer parte dessa história”, parabenizou Margarida Costa, Presidente da Rede Feminina (RFCCMR).

De acordo com a Direção, atualmente a LMECC atende mais de 350 pacientes ambulatoriais por dia em suas Unidades Hospitalares. A maioria dos pacientes atendidos é de Mossoró e região, principalmente dos 64 municípios que compreendem a 6ª Unidade Regional de Saúde (URSAP), sendo tratados desde crianças até idosos.

“Esse último ano foi bem importante para a Liga, onde só na parte ambulatorial fizemos mais de 22 mil atendimentos, cerca de 06 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 07 mil internações e aproximadamente 02 mil cirurgias”, pontua Wamberto Barbosa, Administrador Hospitalar da LMECC.

Outros projetos também são desenvolvidos na Instituição, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC).

Além disso, a LMECC conta com a parceria da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), que alberga os pacientes de outras cidades que precisam ficar em Mossoró para realizar o tratamento. A Associação possui duas Casas de Apoio, sendo uma adulta e uma infantil. 

Mais informações sobre a Liga Mossoroense e seus projetos podem ser acessadas em www.ligamossoroense.org, no instagram @lmecc.solidariedade e no facebook lmecc.mossoro.

Último ano foi marcado por avanços na estrutura física

Este último ano foi marcado por grandes avanços na estrutura física da entidade. Em outubro do ano passado, a Liga Mossoroense reinaugurou seu Setor de Diagnóstico por Imagem, que conta com aparelhos de última geração capazes de realizar os mais diversos exames de mamografia, ultrassonografia, raio-x e tomografia computadorizada.

“É importante ressaltar também que nós conseguimos crescer em estrutura e em aquisição de novos equipamentos. A equipe está de parabéns e a Liga Mossoroense se torna cada vez maior e mais forte”, comemora Paulo Henrique Monte, Presidente da LMECC.  

Mais recentemente a Instituição foi contemplada e aprovada no plano de expansão do Ministério da Saúde e receberá em breve um novo acelerador linear, o Clinac-CX, o mesmo que também será entregue em várias cidades do país, em hospitais de referência do tratamento oncológico. Além disso, a Liga adquiriu um novo tomógrafo computadorizado. O equipamento irá proporcionar uma melhor resolução no diagnóstico dos pacientes com câncer, sendo atualmente o que se tem de mais moderno no mercado.

“São avanços consideráveis, pois passaremos a contar com dois Aceleradores Linear, além de um novo tomógrafo. Recebemos a visita do Supervisor de Operações da Siemens, que certificou nossa estrutura, ou seja, nos adequamos a padrões internacionais”, salienta Wamberto Barbosa, Administrador Hospitalar da LMECC.

Por último, a instituição conseguiu junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte a cessão do prédio da antiga Escola Estadual Jardim de Infância Modelo, que fica localizado quase em frente a Unidade II da LMECC. Com a cessão deste prédio, a Direção planeja transferir a recepção para este novo local, bem como todos os consultórios e as enfermarias para administração de quimioterapia. Também está nos planos construir um pronto-socorro mais amplo e equipado, totalmente voltado para o tratamento oncológico, sendo o primeiro da cidade nesse modelo.

“A instituição está crescendo e a população quem ganha com isso. Hoje em dia as pessoas não precisam ir para centros como Fortaleza, Natal ou Recife para ter tratamento em excelência. Os pacientes de Mossoró e dessa região que engloba 64 municípios podem ser atendidos aqui com qualidade de equipamentos de ponta e profissionais qualificados”, frisa o Administrador.  

O Chanceler da Instituição pede apoio a toda sociedade, para que a entidade continue crescendo e num futuro próximo possa expandir ainda mais sua estrutura e capacidade dos seus serviços, ofertando um trabalho de excelência e qualidade a todos que precisarem.

“Precisamos fazer uma nova estrutura hospitalar e nessa estrutura aumentar a capacidade de internação e de realização de exames. Enfim, Mossoró e região Oeste, conclamo a todos vocês, para que ricos e pobres tenham a mesma oportunidade nesta grande luta contra o câncer. Para que juntos, possamos vencer e lutar para termos um grande serviço, exemplo para o Rio Grande do Norte e para o Brasil”, conclui Dr. Cure Medeiros.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo