Independência

Independencia banner

 


Os professores Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Dantas de Medeiros Neto foram eleitos, respectivamente, como reitora e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para o mandato de 2021/2025. A comunidade acadêmica (docentes, técnicos-administrativos e discentes) escolheu os novos gestores da Universidade na segunda-feira, 10, em uma eleição que ocorreu pela primeira vez totalmente de forma virtual.

Com 66,37% dos votos válidos, Cicília Maia será a terceira mulher a assumir a reitoria da Uern. Os candidatos Francisco Paulo da Silva e Adalberto Veronese da Costa, que também disputavam o cargo, obtiveram um total de 20,86% e 12,77% dos votos válidos, respectivamente.  Na disputa para o cargo de vice-reitor, Francisco Dantas obteve 65,13% dos votos válidos. A candidata Kelânia Mesquita ficou com 22,13% dos votos válidos e Maria José com 12,74%.

A divulgação do resultado foi feita no final da manhã de terça-feira (11) em reunião convocada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Armando Lúcio, com candidatos (as) a reitor (a) e vice-reitor (a), representantes das candidaturas, membros da comissão e o titular da Diretoria de Informatização (DINF/UERN), Prof. Dr. André Pedro, que destacou que as eleições pelo SIG-Eleição ocorreu dentro do esperado. “Todos conseguiram votar sem dificuldades. Parabenizo toda a equipe da DINF que trabalhou incansavelmente para que essas eleições ocorressem de forma segura”, frisou o diretor.

Quanto à divulgação do resultado, André Pedro explicou que encerrada a votação, a chave da auditoria, que é a chave que confirma e valida que a eleição não teve nenhum processo ilícito, confirmou a eleição, porém não foi possível validar o resultado.  De acordo com o diretor, o problema foi causado por 18 votos considerados inválidos. “A chave validou as eleições, mas não validou o resultado. Nós trabalhamos até meia-noite e tivemos que esperar a colocação da versão correta da chave para validar o resultado no dia seguinte”, explicou. 

Encerrada a reunião, a Dinf e a Comissão Eleitoral detectaram um equívoco no preenchimento da fórmula que conta no art. 28 da Resolução nº 014/2020 – Consuni, que alterou os percentuais de votos apresentados em aproximadamente 3%.

Votaram 805 professores, 575 técnicos e 2572 estudantes, totalizando 3.952 votantes. Foram 64 votos brancos e 53 votos nulos.

O resultado da consulta deve ser homologado pelo Conselho Universitário (CONSUNI), que encaminhará lista tríplice à governadora Fátima Bezerra, responsável pela nomeação dos novos dirigentes da universidade. A posse da nova reitora e do novo vice-reitor ocorrerá no dia 28 de setembro de 2021, durante a Assembleia Universitária.

Perfis

Cicília Raquel Maia Leite: Natural do município de Mossoró/RN. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2003), é mestre em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2005), doutora em Engenharia Elétrica e da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2011), e possui Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology – MIT/EUA (2013).

Servidora efetiva da Uern desde 2006, é professora adjunta IV, lotada no Departamento de Informática, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), no Campus Central, onde ministra aulas no curso de graduação em Ciência da Computação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – Associação Ampla UERN/UFERSA, tem experiência em pesquisas em Engenharia de Software, Informática Médica e Tecnologias Assistivas. É líder do grupo de pesquisa em Engenharia de Software (GES/UERN) e do Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software (NTES/UERN). 

Participa de estudos com pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É organizadora dos livros: Novas tecnologias aplicadas à saúde – desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos – Conceitos, aplicações e utilização de técnicas inteligentes e regulação (2019); Plenitude e Completude de Fazer Ciência (2018); Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde: Integração de Áreas Transformando a Sociedade (2017).

Com experiência no campo da gestão universitária, desempenhou funções diversas na Uern. Foi assessora de Captação de Recursos e Diretora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE); subchefe do Departamento de Informática – DI/FANAT; diretora da Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – DIRCA/PROEG; assessora Técnica da Reitoria; e atualmente exerce a função de chefe de Gabinete da Reitoria da Uern. É conselheira eleita, representante da categoria docente, do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – CD/FUERN (2019-2021). Tem participação em conselhos, comissões, fóruns e colegiados da universidade.

Francisco Dantas de Medeiros Neto: Seridoense, natural do município de Serra Negra do Norte/RN. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2001), é mestre em Sistemas e Computação pela mesma Universidade (2004) e doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRIO, em colaboração com a Universidade de Lancaster/Reino Unido (2013).

Servidor efetivo da UERN desde 2005, é professor adjunto, lotado no Departamento de Ciência da Computação do Campus da Uern, em Natal, onde atua no curso de graduação em Ciência da Computação. É membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC/UERN/UFERSA. 

Em 2006, coordenou a implantação do Núcleo Avançado de Educação Superior da UERN, na cidade de Santa Cruz. Em 2013, assumiu a coordenação do PPgCC da Uern/Ufersa. Integrou o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/Uern) e é membro nato do Conselho Universitário (Consuni/Uern). Atualmente, é diretor do Campus da Uern em Natal.

Tem ministrado cursos de capacitação no uso de plataformas tecnológicas para ensino por meio de acesso remoto para as comunidades discente e docente. Tal iniciativa foi estendida para toda rede básica de ensino do Rio Grande do Norte, por meio de projeto de extensão que atendeu mais de 7.000 professores. É membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tendo sido escolhido em processo eleitoral, de âmbito nacional. É o editor responsável pela Revista Computação Brasil da SBC.

Enquanto Diretor da Uern Natal, o professor Chico Dantas elaborou e executou projetos com foco na promoção da qualidade de vida da comunidade do Campus. Destaca-se o evento “Sexta do Café”, que é um encontro mensal dedicado ao lazer e à confraternização da comunidade do Campus de Natal. Na oportunidade, promoveu uma agenda de recepção de parlamentares estaduais para apresentação dos resultados e indicadores da Uern.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo