Independência

Independencia banner

 


A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a entrega dos kits de alimentos para Unidades de Educação Infantil (UEI’s) do município, na quarta-feira (24). As UEI’s da Zona Rural são as primeiras unidades a receberem os kits que serão distribuídos aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os estudantes receberão kits com alimentos para substituir a alimentação da merenda escolar que é oferecida pelas escolas quando as aulas são presenciais, mas foi suspensa devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte e com a realização das atividades escolares na modalidade remota. Os kits foram elaborados com orientações de nutricionistas para suprir as necessidades nutricionais dos alunos.

Lúcia de Fátima, supervisora da merenda escolar da SME, explicou que o trabalho de entrega nas unidades começou pela Zona Rural de Mossoró e até dia o 30 deste mês irá ser concluído em 39 UEI’s, que receberão os kits em todas as zonas do município. Ao todo, 6.076 alunos das UEI’s receberão kits nas Unidades de Educação Infantil.

“Nós começamos pela Zona Rural, temos um calendário que se estende pelas zonas Sul, Leste e Norte. Primeira etapa é Zona Rural, amanhã já estamos na Zona Norte, na sexta-feira estamos na Zona Leste e em seguida Sul, concluindo a entrega de todos os kits emergenciais da merenda escolar. Temos gêneros perecíveis e não perecíveis. A agricultura familiar que se encarrega de entregar os perecíveis”, informou a supervisora da merenda escolar.

A UEI Alvorecer, localizada na comunidade rural da Barrinha, foi a primeira Unidade de Educação Infantil a receber os itens alimentícios não perecíveis e perecíveis que compõem o kit de alimentos. A distribuição dos kits para as famílias dos 99 alunos das cinco turmas da UEI Alvorecer será programada em horários diferentes com convocação de uma pessoa por família de cada aluno, evitando aglomerações, com obrigatoriedade do uso de máscara e cumprimento das medidas de distanciamento social.

“Nós temos cinco turmas do infantil. Vou receber os kits hoje, temos um grupo do whatsapp para comunicar aos pais e marcar a hora. Será feito através de horário, vamos marcar horário com cada turma da nossa UEI Alvorecer exatamente para evitar essa aglomeração. A entrega será feita amanhã, estamos recebendo os kits hoje e será feita amanhã através do comunicado que faremos aos pais. Cada turma vai ter seu horário para vir até nossa unidade. A recomendação que nós damos é uso da máscara, nós teremos também álcool em gel e uma pessoa por família para vir buscar”, informou a gestora da UEI Alvorecer, Edione Duarte.

A distribuição na UEI Alvorecer começa nesta quinta-feira (25). Os pais ou familiares dos alunos terão que informar o CPF e assinar a lista de beneficiários no ato do recebimento do kit alimentação.

Além da Barrinha, a equipe da Secretaria Municipal de Educação fez a entrega dos kits nas UEIs Tia Aldanisa, na comunidade Maísa (Centro, Poço 10 e APAMA), nesta quarta-feira, dia 24.

O kit de alimentação contêm gêneros alimentícios da produção da Agricultura Familiar, dentre os itens, batata-doce, macaxeira e polpa de frutas. A compra de produtos da Agricultura Familiar cumpre com os 30% exigidos por lei. Os produtos foram produzidos pelos agricultores e agricultoras de duas cooperativas: Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial Potiguar (Coodap) e Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e Região (COOAFAM).

As escolas municipais adquirem os itens alimentícios diretamente com os fornecedores. Os gestores já foram orientadas pela equipe da merenda escolar como proceder com a entrega às famílias dos alunos e também distribuirão os kits de alimentos.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo