Cacim

Print

 


Ao completar 16 anos de fundação agora em 2021, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mossoró, tem fundamental importância especialmente nesses últimos 12 meses em que vigora em todo o mundo a pandemia do Coronavírus. As chamadas telefônicas feitas pela sociedade mossoroense têm sido todas atendidas, apesar das dificuldades e a sobrecarga que a pandemia impôs ao serviço.

O SAMU Mossoró, possui 6 ambulâncias. Até segunda-feira (15) apensas uma unidade estava sem operar por estar em manutenção “Nós podemos receber a qualquer momento essa ambulância, mas temos ainda outros apoios devido a parceria com o Hospital Rafael Fernandes e os Bombeiros”, disse a direção.

A Prefeitura de Mossoró, tem reconhecido o trabalho e a relevância do papel social do SAMU Mossoró, inclusive, custeando com recursos próprios uma unidade móvel de UTI (Alfa) e uma ambulância Bravo.

Das 5 ambulâncias do SAMU, apenas 3 são bancadas pelo Governo Federal. “Apesar de termos 16 anos de fundação, só temos 3 ambulâncias credenciadas e habilitadas pelo Ministério da Saúde, as outras duas ambulâncias, incluindo uma UTI, são pagas única e exclusivamente pelo município”, disse Antônio Gomes, diretor do SAMU.

Transporte de pacientes com Covid-19

O diretor Tonynho do SAMU, como é mais conhecido, ainda afirma que o Executivo municipal trabalha para melhorar o serviço, que desde a sua fundação nunca parou um dia sequer, nem mesmo nesse período em que a demanda pelo serviço aumentou vertiginosamente em razão do agravamento da pandemia.

“O SAMU entra nessa linha de frente contra a Covid-19 transportando pacientes com segurança e eficiência, muitas vezes, fazendo o transporte inter hospitalar, transportando de uma UPA para um hospital ou de um Hospital para outro, inclusive para Pau dos Ferros quando estamos com todos os leitos de UTI ocupados aqui em Mossoró”, conclui Antônio Gomes.

O SAMU Mossoró funciona 24 horas por dia, com médicos, técnicos, enfermeiros, condutores e socorristas.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum