Independência

Independencia banner

 


O Hemocentro de Mossoró está realizando mais uma campanha de doação de sangue. Com o agravamento da pandemia da Covid-19 e o aumento do número de pessoas internadas em UTIs por conta da doença, também houve aumento da demanda por sangue na unidade.

O diretor geral do hemocentro, Dr. Damásio Leite, explicou que os estoques não estão zerados, mas estão reduzidos, havendo necessidade de doação de todos os tipos sanguíneos.

“Não é porque nós estamos com falta de doadores, digamos assim, nós estamos fazendo campanhas pra que venham mais e mais doadores, de todos os tipos sanguíneos, porque, na realidade, todos os tipos estão em baixa e os nossos estoques estão sendo reduzidos. Está faltando? Não, não está faltando. Mas nós temos sempre uma média de bolsas que a gente tem de todos os tipos sanguíneos e esses estoque estão sendo reduzidos diante da alta demanda”, explica.

Damásio explica que, em média, o hemocentro recebe 50 doações por dia. No entanto, além da demanda por sangue que já existia para cirurgias de emergência, eletivas e, também, para pacientes oncológicos, há a necessidade de envio de bolsas para os pacientes internados pela Covid-19, não só em Mossoró, mas também em outras cidades da região.

“Essa semana mesmo nós enviamos bolsas para Pau do Ferros, houve também solicitação da unidade de Natal, mas infelizmente não pudemos enviar porque nossos estoque já estão em baixa. Mas é sempre assim, quando eles precisam a gente manda e quando a gente precisa eles mandam também, porque o principal objetivo é salvar vidas”, diz o médico.

O diretor convida a todos os que já são doadores e estão há um tempo sem realizar sua doação, bem como às pessoas que nunca doaram, que procurem o Hemocentro e realizem esse gesto de solidariedade e amor ao próximo.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

Critérios específicos relacionados à Covid-19:

- Caso tenha tido contato com pessoa diagnosticada com Covid-19, aguardar o prazo de 14 dias para realizar a doação.

- Caso tenha sido diagnosticado com a doença, deve aguardar o prazo de 30 dias após a liberação médica para procurar o hemocentro.

Critérios gerais:

- Estar em boas condições de saúde;

- Estar bem alimentado;

- Ter entre 16 e 69 anos (entre 16 e 17 devem estar acompanhados dos responsáveis);

- Pesar mais de 50 kg;

- Não tomar medicamentos que possam afetar a saúde;

- Não ter contraído hepatite após os 11 anos;

- Não ter feito cirurgia recente;

- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos 12 meses que antecederem a doação;

- Apresentar documento original, com foto, no dia da doação.

Mossoró Hoje





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo