Independência

Independencia banner

 


A taxa de desocupação atingiu 14,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2021 (novembro, dezembro e janeiro). Já o número de pessoas desempregadas somou 14,3 milhões, alta de 19,8% frente aos mesmos meses do fim de 2019 e início de 2020 (mais 2,4 milhões de pessoas).

Os dados foram divulgados nesta 4ª feira (31.mar.2021) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já o contingente de pessoas ocupadas avançou 2% e chegou a 86 milhões –1,7 milhão de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre encerrado em outubro.

“Apesar de perder força em relação ao crescimento observado no trimestre encerrado em outubro, a expansão de 2% na população ocupada é a maior para um trimestre encerrado em janeiro. Esse crescimento ainda tem influência do fim de ano, já que novembro e dezembro foram meses de crescimentos importantes”, afirmou a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

Com o aumento no número de ocupados, o nível de ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população com idade para trabalhar ficou em 48,7%.

A maior parte desse aumento na ocupação veio da população com trabalho informal. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado subiu 3,6% em relação ao trimestre anterior, o que representa aumento de 339 mil pessoas.

Já o número de trabalhadores por conta própria sem CNPJ aumentou 4,8% no mesmo período, totalizando 826 mil pessoas a mais. Os trabalhadores domésticos sem carteira somam 3,6 milhões de pessoas (alta de 5,2%).

“A perda de força no crescimento da ocupação vem principalmente da menor expansão na Indústria, no Comércio e na Construção”, diz a pesquisadora.

“O trabalhador por conta própria e o empregado no setor privado sem carteira permanecem sendo aqueles que estão contribuindo mais para o crescimento da ocupação no país”, diz Adriana. Segundo o IBGE, a taxa de informalidade no trimestre encerrado em janeiro foi de 39,7%.

O rendimento médio caiu 2,9% frente ao observado no trimestre anterior. Foi estimado em R$ 2.521. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve estabilidade.

Poder 360



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo