Independência

Independencia banner


O centro de testagem que funcionava na Escola Municipal Raimundo Fernandes, foi transferido na segunda-feira (15), para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Santo Antônio. O equipamento conta com testes rápidos e Swab para detecção do coronavírus.

Os  testes são realizados gratuitamente na unidade, o equipamento conta com um médico exclusivo para o atendimento covid. O profissional avalia o quadro do paciente e destina qual o melhor teste a ser realizado. No centro de testagem é possível realizar o teste rápido e Swab, exames que detectam a presença do vírus no paciente. 

“A testagem é uma maneira eficaz de identificarmos os pacientes quando estes apresentam os sintomas da Covid-19 e isso é importante porque possibilita que, uma vez apontado o diagnóstico, o paciente é isolado e tratado pelos profissionais de saúde, evitando novas infecções”, disse Morgana Dantas, secretária municipal de saúde.

O horário de atendimento à população não sofreu alteração, seguirá ocorrendo nos turnos da manhã, das 08h00 às 12h00 e da tarde, das 14h00 às 17h00. Vale lembrar que o centro de testagem serve como apoio aos locais que realizam testes Covid. A unidade de referência para a doença continua sendo a UPA do Belo Horizonte. 

“Começamos hoje o centro de testagem na unidade. Os pacientes com sintomas da Covid, ou que tiveram contato com pessoas positivadas, passam por triagem e pela equipe médica. O médico avalia seu quadro e de acordo com os dias de sintomas ou exposição, indica o melhor teste a ser realizado. Diariamente temos à disposição na UPA do Santo Antônio, 60 testes rápidos pela manhã e 40 testes à tarde” relatou Lindinete Saturno, diretora da UPA do Santo Antônio.

Ampliação dos pontos de testagem

A Prefeitura de Mossoró vai ampliar os pontos de testagens para que a população possa realizar o exame da Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde vai instalar seis novos pontos de testagem na zona urbana e rural. A expectativa é que esses novos pontos estejam à disposição da população a partir desta quinta-feira (18).

“A ampliação visa atender melhor a população. Prezamos pelo atendimento com eficiência e queremos que acreditamos ser importante a descentralização dos testes que passarão também a ocorrer em 4 unidades de saúde, inclusive uma na Maisa, para atender a zona rural”, ressalta Morgana Dantas.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo