Cacim

Print

 


O início da vacinação de idosos contra a Covid-19 em Mossoró, na manhã desta sexta-feira (5), teve registro de filas, aglomerações e reclamação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O município comunicou na noite desta quinta-feira (4) que iniciaria a vacinação de pessoas com mais de 75 anos. Foram disponibilizadas 1000 doses em 7 pontos de vacinação, porém as vacinas acabaram ainda no início da manhã.

Na última segunda feira (1), a Prefeitura de Mossoró deu início a vacinação dos profissionais de saúde da rede privada e anunciou que nessa lista estariam os profissionais da área de educação física. Mas, seguindo uma recomendação do Ministério Público, a prefeitura voltou atrás e informou a suspensão da vacinação para esses profissionais e antecipou a vacinação dos idosos.

A secretaria de saúde ofereceu doses para os idosos na manhã desta sexta-feira (5) nas 7 Unidades de Saúde de Mossoró. Os postos abriram às 7h e muitos idosos se aglomeraram na tentativa de pegar uma ficha para tomar a vacina.

Porém, por volta das 7h50, algumas unidades já estavam sem doses. Na UBS Dr. Chico Costa, no bairro Santo Antônio, foram disponibilizadas 160 fichas. Os idosos começaram a chegar antes da unidade abrir e o distanciamento social não foi respeitado.

“A ficha acabou. Um monte de idosos chegaram agora. Isso é uma falta de respeito. Essa é a realidade. Estão aqui na fila, um monte de idosos, tudo reclamando”, disse Maria Elizandra, que acompanhou a mãe e saiu sem conseguir a vacina.

O coordenador de imunizações do município, Etevaldo de Lima, explicou que as vacinas disponibilizadas para os idosos são doses que sobraram após a vacinação dos profissionais de saúde. A quantidade é insuficiente para vacinar o público com essa faixa etária no município.

“Entendo perfeitamente a população, ela quer vacinar seus idosos, porém o número de doses que vem pelo Ministério da Saúde é insuficiente. Infelizmente, temos que aguardar o envio de novas doses para atender a todos. A população tem que ter essa compreensão. O município não tem doses suficientes”, explicou Etevaldo.

Mossoró recebeu até agora 8.433 doses das vacinas Coronavac e Osford/Astrazeneca. De acordo com o coordenador da vacinação, com a chegada de 51.800 doses ao Rio Grande do Norte até o final de semana, , a partir de segunda-feira (8) deve ser iniciada a vacinação dos idosos acamados, aqueles que não podem ir até uma UBS e precisam receber a vacina em casa.

“E com relação as esses que estão aqui e não conseguiram se vacinar hoje, eles tem que esperar o envio pela parte do Ministério da Saúde. Chegando essas doses, nós vamos estar distribuindo nas 46 unidades básicas do município”, afirmou Etevaldo de Lima.

G1/RN



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum