Banner 1

 


Durante leitura da mensagem anual, na Câmara Municipal de Mossoró, na terça-feira (09), o prefeito Allyson Bezerra anunciou que a Prefeitura de Mossoró vai viabilizar o processo para armar a Guarda Civil Municipal.

“Anuncio que logo iniciaremos o processo para armar a Guarda Municipal e ainda este ano teremos parte da corporação armada e equipada, para dar mais segurança ao cidadão e ao patrimônio público, auxiliada pela tecnologia de videomonitoramento”, destacou o chefe do poder executivo.

Para o porte de arma de fogo os guardas precisam passar por treinamento técnico, que é ofertado pelo centro de treinamento e formação da Guarda Civil Municipal. O comandante da GCM, Thiago Fernandes, relata que já existe planejamento para o curso, e que até o final do ano, 200 guardas estarão aptos para o porte.

“Hoje, a GCM conta com pistolas de eletrochoque e equipamentos de colete balístico. Até o final do ano, teremos de início, seis turmas para treinamento e teste de tiro. Cerca de 200 guardas estarão aptos  a utilizarem o porte institucional da Guarda Municipal”, disse o comandante da GCM, Thiago Fernandes.

“O interesse da gestão em legalizar o porte institucional para armar a Guarda Municipal, mostra todo respeito à categoria. Dando condições de trabalho reais para cuidarmos de seus estabelecimentos e prédios. Há muitos anos estávamos esperando por essa condição de trabalho, que é o porte institucional de arma de fogo para a corporação”, explicou Thiago.

A GCM conta com seis viaturas que fazem o patrulhamento em toda cidade. No início do ano, a Secretaria Municipal de Segurança Pública adotou algumas mudanças, que geraram resultados positivos. Logo que a estratégia de patrulhamento sofreu alteração, a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), localizou dois veículos abandonados com queixa de roubo no bairro Odete Rosado, entre outras ações.

“Em nossa gestão, a Guarda Municipal será valorizada. Vamos ter segurança, o cidadão mossoroense vai poder sair na rua, ficar na calçada. Vamos ter a presença da Guarda Municipal em hospitais e escolas.  Temos que acabar com a marginalidade que saqueia e afronta os equipamentos municipais, que roubam a merenda, as UBSs e as escolas”, enfatizou Allyson Bezerra.

O prefeito anunciou que 100% da frota de veículos da Guarda Civil Municipal será renovada e que pretende ampliar o número de viaturas nas ruas. “Na segurança pública, aumentamos em 50% o efetivo de guardas nas ruas e viaturas, mas até o final do ano, vamos aumentar em 250% o total de viaturas da Guarda Municipal. Também vamos implantar a Ronda Rural, para atender a zona rural, que hoje vive a constante insegurança”, finalizou.



Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem