Cacim

Print

 


A Prefeitura de Mossoró iniciará obras de desobstrução das caixas coletoras de águas pluviais, as chamadas “bocas de lobo”, nesta terça-feira (16/2). Os serviços serão realizados em três áreas do Centro, situadas nas proximidades da Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (Cobal). As obras serão executadas durante 15 dias, alterando o tráfego de veículos em três vias da região central da cidade. A medida faz parte do conjunto de ações do “Mossoró Limpa”. A recuperação da rede evitará alagamentos durante chuvas. Agentes de trânsito orientarão os motoristas nos bloqueios.

Os trabalhos serão iniciados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos a partir das 8h deste dia 16 de fevereiro. Na primeira etapa, as caixas coletoras que serão desobstruídas ficam localizadas na avenida Dix-sept Rosado e nas ruas Trinta de Setembro e Doutor Almeida Castro. As obras se concentrarão nos trechos das três vias nos cruzamentos com a avenida Jerônimo Dix-Neuf Rosado (Leste-Oeste).

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Breno Queiroga, explicou que as obras garantirão que as galerias escoem de forma mais rápida as águas durante as chuvas, evitando alagamentos nas áreas. “Quem transita pela Cobal sabe da problemática no período de chuvas e um dos motivos pelos quais isso acontece é o sistema de capitação que tem em frente a Cobal. As caixas de coleta tem pouca vazão e estão entupidas. As poucas que nós abrimos estão cheias de terra e cheias de água mesmo não estando chovendo. As caixas estão todas entupidas. Vamos retirar todas essas tampas, desentupir as caixas e colocar uma grelha móvel metálica que vai permitir uma captação mais rápida da água, bem como facilitar a limpeza periódica desse setor”, afirmou o Breno Queiroga.

Todas as caixas coletoras no entorno da Cobal serão desobstruídas. Porém, como as vias na área são movimentadas, o trabalho inicial se concentrará nas caixas coletoras paralelas e depois os serviços serão realizados nas transversais. Além das ações preventivas da prefeitura, a população pode colaborar destinando corretamente o lixo e não jogar resíduos nas ruas.

“A prefeitura está fazendo a parte dela, limpando, organizando, reconstruindo, mas o cidadão precisa fazer a parte dele. A gente pede para não jogar o lixo nas ruas, entregar o lixo na coleta para que a gente possa fazer esse trabalho. Pedimos a compreensão porque estamos criando um transtorno, vamos fechar alguns fluxos de trânsito, mas é para melhor servir o cidadão de Mossoró. Pedimos a compreensão de quem utiliza essa via para entender que a gente está fazendo isso para o bem de Mossoró”, disse o secretário Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Trânsito

Com as obras ficarão bloqueados os acessos à avenida Dix-sept Rosado, além das ruas Trinta de Setembro e Doutor Almeida Castro pela Leste-Oeste. Os condutores de veículos precisam ficar atentos as mudanças e intervenções feitas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

“Vamos fazer o bloqueio, ou seja, as vias estarão interditadas, principalmente a Dix-sept Rosado, a Trinta de Setembro e Almeida Castro. Elas estarão impossibilitadas nesse trecho da Cobal. Portanto, você não tem como acessar essas ruas para ir ao Centro, estando aqui na Cobal. É necessário que você procure outras vias alternativas. Muita atenção quando chegar a esse trecho, reduzir velocidade para evitar acidentes de trânsito”, orientou o diretor executivo de mobilidade urbana Luís Correia.

Para quem estiver trafegando pela avenida Leste-Oeste o acesso ao Centro pode ser feito pelas ruas Desembargador Dionísio Figueira (rua da Igreja do Perpétuo Socorro) ou Jerônimo Rosado. A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, por meio do aplicativo Waze, também vai orientar os condutores de veículos com rotas alternativas para evitar que os motoristas trafeguem pelos trechos interditados.




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum