Cacim

Print

 


A Prefeitura de Mossoró instituiu o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, designando doze membros para a sua composição. O comitê teve a criação formalizada a partir da publicação no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) do Decreto nº 5.598 de 22 de fevereiro de 2021.

Entre os objetivos do Comitê estão o estabelecimento e a divulgação de ações preventivas à transmissão do vírus. “A ideia deste comitê formado de maneira plural é melhor dialogar com a sociedade e encontrar caminhos em que possamos enfrentar a Covid-19 e também fazer com que a economia do município não pare”, disse o Consultor Geral Humberto Fernandes.

O Comitê é composto pelo prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, a secretária municipal de Saúde Morgana Dantas, a secretária municipal de Educação Hubeônia Alencar, além dos seguintes membros: Secretário Chefe de Gabinete Kadson Eduardo; secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito Thiago de Oliveira Fernandes Pinto; secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Franklin Filgueira; o Procurador Geral do Município Raul Santos e ainda, Ivaneuma Fernandes diretora da Vigilância à Saúde, Andrea Taborda Ribas da Cunha e Jennifer do Vale e Silva, representantes da comunidade científica, bem como, Michelson Frota e Stênio Max Fernandes, ambos representantes do setor empresarial mossoroense.

De acordo com a diretora da Vigilância à Saúde Ivaneuma Fernandes, a Prefeitura de Mossoró tem feito grandes esforços para enfrentar o Novo Coronavírus e esta gestão agiu corrigindo um equívoco visto em tempos anteriores quando a Vigilância à Saúde não foi incluída de forma adequada no debate e nas execuções das ações : “Neste momento em que a Covid-19 dá sinais de entrar numa nova fase de crescimento, a gestão atual coloca em prática esta iniciativa de criar o comitê de enfrentamento à Covid-19 nos concedendo enquanto Vigilância à Saúde, um papel de grande relevância, tendo em vista que, no ano passado a vigilância não tinha participação ativa no comitê”, disse Ivaneuma.

O Comitê Municipal se reunirá periodicamente para avaliar as ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e nesta semana deverá analisar e concluir o Protocolo Sanitário Municipal.

Nas medidas a serem adotadas de imediato constam a extensão do prazo para 60 dias de validade das receitas médicas para aquisição de medicamentos pelos pacientes com doenças crônicas, afim de reduzir a frequência dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde. Também haverá a priorização do atendimento e a testagem de pessoas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Covid-19 em Mossoró

*Boletim atualizado em 22 de fevereiro.

  • Casos confirmados: 13.739
  • Casos suspeitos: 5.074
  • Casos descartados: 31.567
  • Óbitos confirmados: 293
  • Pacientes internados: 80


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum