Independência

Independencia banner


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou para a próxima quarta-feira, 17, o início da aplicação da segunda dose da vacina Coronavac nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e dos idosos institucionalizados.

Por conta do número reduzido de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), esse público-alvo foi o primeiro escolhido para o começo da imunização.

A Capital do Oeste recebeu 4.331 doses na semana passada para a vacinação desses dois públicos. São 4.269 para os profissionais da saúde e 62 para os idosos nessa situação. A segunda dose precisa ser ministrada para garantir a eficácia da imunização.

"Todos os profissionais da saúde e os idosos institucionalizados que receberam a primeira dose da Coronavac, vão receber a segunda dose a partir da próxima quarta-feira obedecendo ao prazo da bula" disse Etevaldo Lima, coordenador de imunizações da secretaria municipal de saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde explica que a escolha desses grupos prioritários para vacinação se deu conforme a disponibilidade das doses da vacina por parte do Ministério da Saúde. As doses que serão encaminhadas aos municípios seguem a divisão dos lotes anteriores, com base na estimativa populacional.

O calendário da Sesap aponta que a vacinação deste público deverá ocorrer em até duas etapas: de 10 a 17 de fevereiro e de 15 a 19 de fevereiro, devendo ser respeitado o intervalo de 21 a 28 dias de entre a primeira e a segunda dose.

Mossoró já recebeu 14.434 doses das vacinas Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, e da Oxofrd/AstraZeneca contra a Covid-19 que foram enviadas pelo governo federal e distribuídas pelo governo do Rio Grande do Norte. O primeiro tem parceria com o Instituto Butantan e o segundo com a Fiocruz. Do total de doses enviadas para o município, 13.882 são da vacina chinesa e 352 da parceria da Universidade de Oxford com a AstraZeneca.

A primeira dose do imunizante, que protege contra o novo coronavírus, em Mossoró foi aplicada na enfermeira Raimunda Clézia Cavalcante da Silva, de 60 anos, no último dia 19 de janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde realizou abertura da vacinação no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo, no bairro Aeroporto.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo