Banner 1

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia na próxima-segunda-feira (1º) as aulas remotas do ano letivo de 2021 na Rede Municipal de Ensino. A modalidade de aulas será adotada para os aproximadamente 19 mil alunos que já efetivaram matrículas na rede em razão da Covid-19, considerando o agravamento da pandemia no Rio Grande do Norte.

A secretária de Educação, Hubeônia Alencar, informa que durante o mês de março as atividades escolares acontecerão remotamente. “Durante todo o mês de março as aulas acontecerão de forma remota. A partir de 1º abril, a depender dos números em relação à Covid-19 e da situação da pandemia, é que nós poderemos adotar o sistema híbrido ou poderemos continuar no sistema remoto. Mas, isso será amplamente anunciado. Tranquilizamos a população, no sentido de que, embora esteja aprovado o retorno das aulas no sistema híbrido, o retorno presencial das aulas só acontecerá com base nas recomendações das organizações de saúde e dos comitês relacionados à crise da Covid-19, considerando-se os novos números da pandemia”, afirmou a secretária.

A rede municipal atenderá o Decreto Nº 5.959, de 24 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre medidas de enfrentamento à Covid-19, instituiu um novo protocolo sanitário no âmbito do Município de Mossoró e deu outras providências. No Anexo IX, a Prefeitura de Mossoró publicou o protocolo sanitário específico de retorno às aulas e distanciamento social.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação se reuniu com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em Mossoró para tratar da retomada das aulas e outros temas relacionados à Rede Municipal de Ensino. O objetivo foi apresentar o planejamento e atuação para retomada das atividades escolares. A secretária de Educação Hubeônia Alencar e a equipe da SME se reuniram com o promotor da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, Sasha Alves do Amaral. O promotor de Justiça agendou mais uma audiência para acompanhar o andamento das atividades durante a pandemia, que está prevista para o dia 31 de março. Também foi requisitada a apresentação dos protocolos e o MP fez algumas recomendações.

Capacitação

Para preparar os gestores, supervisores, professores e as famílias dos alunos da rede, a Secretaria de Educação realizou no período de 18 a 26 de fevereiro a Jornada Pedagógica com o tema “Ensino Híbrido: novos rumos da educação”. Uma vasta programação de palestras e debates abordou a nova realidade da educação durante a pandemia da Covid-19. As palestras e os debates com uma equipe de professores e doutores das universidades sobre a temática foram transmitidas na internet.

“As palestras e atividades tiveram por objetivo capacitar do gestor à família a lidar com essa nova realidade que se coloca para nós, conseguindo significativa participação da comunidade escolar”, destacou a secretária de educação Hubeônia Alencar.



 

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem