Independência

Independencia banner

 


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) religou, no final da noite de quinta-feira (14), o poço da cidade de Tibau, no Oeste potiguar, que estava sem abastecer a cidade desde o dia 29 de dezembro, quando uma bomba caiu a 380 metros de profundidade.

A água foi reservada ao longo da madrugada para ser iniciada a distribuição à 5h da manhã desta sexta-feira (15).

De acordo com a Caern, a previsão é que a normalização ocorra em 48 horas para Tibau. Para atendimento, a cidade foi dividida em duas. Nesta sexta-feira (15), a água irá para o setor do Centro, e por volta das 5h da manhã do sábado irá para o setor das Emanuelas.

Ao constatar o aumento de vazão no poço, que ocorreu após o desgaste da bomba presa à tubulação, a estatal informou que decidiu aproveitar a água captada para distribuir na cidade. Foi colocado um novo conjunto motobomba para captar agua a uma profundidade de 180 metros.

De acordo com o gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas, o poço estará sendo monitorado, pois passou por uma recuperação recente. “Continuaremos acompanhando o desempenho do poço. Pois tivemos um problema de alta complexidade e vamos manter o monitoramento do mesmo”, disse.

Esforços operacionais foram feitos pela equipe da Caern e Geopetro, que permaneceram trabalhando para retomar o abastecimento da cidade. O trabalho envolveu equipamentos de grande porte e o desafio de trabalhar com a bomba que ficou a 380 metros de profundidade.

Na semana passada, a Justiça havia determinado que a Caern realizasse abastecimento do município com carros-pipa enquanto o problema não era resolvido.

G1/RN


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo