Independência

Independencia banner

 


Artistas e produtores culturais da cidade estiveram reunidos na manhã de quarta-feira, 13, em capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo da formação é orientar os agentes de cultura quanto à prestação de contas da Lei Aldir Blanc.

No encontro realizado no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, os contemplados com os recursos da Lei Aldir Blanc tiveram a oportunidade de tirar dúvidas acerca de questões formais e legais que cercam o edital em questão. Através da formação, a Secretaria de Cultura repassou para o público presente o passo a passo de como elaborar o documento que deve ser entregue até o próximo dia 25 de janeiro.

Com base na data prevista para entrega dos relatórios, os contemplados foram orientados a providenciar e organizar todos os documentos que comprovem a utilização dos recursos. Em Mossoró, cerca de 150 projetos foram contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc.

O Secretário Municipal de Cultura, Etevaldo Almeida, frisou a relevância da capacitação. “É nosso compromisso ofertar a classe artística a formação necessária para que os contemplados com o edital possam confeccionar seus documentos prestando contas conforme prevê a lei”, comenta o secretário.

Dentre os presentes na capacitação estava o Poeta Antônio Francisco, um dos contemplados com o edital, que irá custear a produção de dois produtos audiovisuais. O primeiro com destaque para os poetas mirins, e outro, que tratará sobre a sua biografia. “É ótimo quando somos chamados pelo poder público para participar de eventos como o de hoje. Nos sentimos valorizados, pra mim é uma felicidade”, comemora.

Já para Paulo Lima, ator da Cia Pão Doce de Teatro, os recursos da Lei Aldir Blanc são possibilidades apresentadas à classe para seguir trabalhando com Cultura em meio a pandemia da covid-19. “Para nós da companhia, o incentivo se faz de grande importância, abrindo horizontes para que possamos continuar desenvolvendo a arte” comenta o ator. Ainda segundo Paulo, a proposta do seu grupo é tão logo que possível levar oficinas de teatro para escolas e poder aproximar os jovens cada vez mais do universo artístico.

Lei Aldir Blanc

A Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, intitulada “Aldir Blanc” tem por objetivo criar ações para garantir renda emergencial aos profissionais da área da Cultura. Além disso, o beneficio foi criado com o intuito de promover à manutenção de espaços ligados a cultura durante o período da pandemia do novo coronavírus.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo