Cacim

Print

 


O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 4ª feira (6.jan.2021) que o Ministério da Saúde suspendeu a compra de seringas para a campanha de vacinação contra a covid-19.

Em publicação nas redes sociais, afirmou que a licitação para compra dos equipamentos está interrompida até que os preços “voltem à normalidade”.

De acordo com Bolsonaro, “como houve interesse do Ministério do Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam”. Ele não anunciou nenhum prazo para retomada do processo de contratação.

O equipamento é essencial para aplicação das vacinas na população. Os imunizantes de todos os laboratórios com os quais o governo federal negocia são ministrados por injeção muscular.

No fim de dezembro, quando foi realizada a 1ª licitação para compra de seringas e agulhas, o Ministério da Saúde só conseguiu comprar 7,9 milhões das 331 milhões seringas que precisava para aplicar as vacinas contra o novo coronavírus. Ou seja, menos de 3% do total pretendido.

A pasta negou que tenha fracassado no processo de compra dos insumos e classificou as notícias veiculadas como falsas. “O processo de compra de seringas e agulhas pelo Ministério da Saúde está ocorrendo de forma regular e dentro do trâmite legal”, disse em nota publicada no Twitter.

O ministério disse que o processo de licitação para a compra dos insumos continuaria. O site Poder360 procurou a pasta para verificar se a compra realmente foi suspensa, conforme informado por Bolsonaro. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.

No Twitter, o presidente minimizou o impacto da suspensão da compra das seringas no planejamento de vacinação no Brasil. “Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num 1º momento não é tão grande”, afirmou.

Bolsonaro disse ainda que “por volta de 44 países estão vacinando”. De acordo com o presidente, a farmacêutica norte-americana Pfizer “vendeu, para muitos, apenas 10.000 doses”. “Daí a falácia da mídia como se estivessem vacinando toda a população”, escreveu.

Levantamento do Poder360 publicado no domingo (3.jan) identificou que 51 países já começaram a imunização contra a covid-19. Mais de 20 nações já superaram as 10.000 doses aplicadas.

No final da publicação, o mandatário listou o percentual de pessoas vacinadas em 13 países até 2ª feira (4.jan). Bolsonaro, no entanto, não citou a fonte das informações.

SAÚDE ACERTA COMPRA COM FABRICANTES NACIONAIS

Na 2ª feira (4.jan), o Ministério da Saúde solicitou a representantes de 3 fabricantes de insumos médicos no Brasil o fornecimento de seringas e agulhas.

Segundo a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), ficou decidido que as empresas fornecerão 30 milhões de unidades até o fim de janeiro. A quantidade representa menos de 10% do que busca o Ministério da Saúde para o plano nacional de vacinação.

Em nota, a pasta confirmou que fez “uma requisição administrativa, na forma da lei, de estoques excedentes junto aos fabricantes das seringas e agulhas, representados pela Abimo”.

A requisição administrativa é um mecanismo no qual o poder público pode, temporariamente, usar bens privados “no caso de iminente perigo público”.

Segundo o ministério, a “requisição visa a atender às necessidades mais prementes para iniciar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a covid-19”. O valor que será pago pelo material não foi informado.

Poder 360



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum