Govrno

640x128

 


O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 – Oportunidades de Investimentos - será aberto em Mossoró na quinta-feira, 3, com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. O evento se estenderá até sábado, 5, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e por meio virtual. A realização é do Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicada, com apoio de várias instituições públicas federais.

Trata-se de um ambiente de conhecimento e convergência de propostas dos diferentes agentes, públicos e privados, interessados em desenvolver ações de fomento a investimentos multissetoriais em empreendimentos que definirão um amplo programa de desenvolvimento econômico e social do semiárido nordestino. A apresentação e o debate de propostas irão subsidiar a formulação do Plano de Desenvolvimento do Semiárido, cujo objetivo é o aproveitamento das possibilidades econômicas da região e o alcance de metas socioeconômicas, hídricas e ambientais.

Composto de 13 eixos temáticos, o fórum é voltado para o debate de temas importantes para o semiárido nordestino como a água e seu aproveitamento no semiárido, educação, segurança jurídica e fundiária, turismo, meio ambiente, recursos minerais, resíduos sólidos, tecnologia e inovação, transporte e logística, entre outros, reunindo agentes públicos, empresas e a sociedade.

Juntos, irão apresentar os problemas e as soluções, para compor um novo Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS). Todas as proposições e contribuições serão compiladas e levadas à plenária para compor a discussão presencial em Mossoró/RN.

Nas oficinas presenciais, será elaborado um documento final indicando as políticas e projetos prioritários para cada eixo temático, que será o alicerce do Projeto de Lei de Desenvolvimento do Semiárido a ser elaborado e tramitado no Congresso Nacional sob a coordenação da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido.

Um evento interativo, onde todos participam de onde estiverem. O website contém grupos de discussão e proposição com livre participação e oportunidade de lançar suas ideias, indicar problemas e propostas sobre os temas prioritários, e até propor projetos ou políticas públicas que agreguem e contribuam para o desenvolvimento da região.

A programação do evento conta com a participação de autoridades e especialistas locais, regionais e nacionais.

O desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS) está em curso e, com a sua implementação, estima-se que um milhão de hectares poderá se beneficiar com a produção irrigada e alta tecnologia, principalmente com a ampliação de fruticultura irrigada, que pode gerar anualmente um valor bruto de R$ 70 bilhões, injetando cerca de R$ 10,5 bilhões em impostos e pelo menos três milhões de empregos diretos. Se agregar alta tecnologia e grandes indústrias, a flutuação de mão de obra pode ser ainda maior.

Feira de Exposição

Além do Fórum, o evento oferece um pavilhão com Feira de Exposição aberto ao público seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia causada pela Covid-19. O espaço terá apresentação de tecnologias de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos, produção eólica e solar, produção agrícola em ambiente protegido, dessalinização, serviços e produtos ligados ao desenvolvimento do semiárido e shows culturais.

QUEM É O ORGANIZADOR

O Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas foi fundado há 15 anos. É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), reconhecida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública desde 2006. Dedica-se a apoiar órgãos públicos e entidades privadas em assuntos relacionados à gestão, estratégia organizacional, promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza, entre outras expertises. Conta, em seu quadro de associados, com mais de 30 profissionais selecionados pela experiência e pelos valores que comungam.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 3 de dezembro 2020

- 12h – 13h45: Credenciamento dos participantes e procedimentos de segurança para acesso.

- 14h – 15h40: Abertura oficial – solenidade e palestra magna (a ser proferida pelo Sr. Vice-Presidente da República). Apresentações em plenário dos Ministros de Estado ou seus representantes sobre as ações relacionadas ao Semiárido Brasileiro. Acesso mediante convite.

- 15h45: Abertura da Feira Nacional do Semiárido 2020, a ser feita pelo Sr. Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão.

- 15h50 – 16h10: Visitação da Feira pelos convidados presentes na abertura oficial do Evento.

- 17h – 23h: 1º dia de showroom aberto ao público em geral, com exposição e estandes.

Sexta-feira, 4 de dezembro 2020

- 08h30 – 12h | 14h – 17h (intervalo do almoço pode variar): Oficinas setoriais para 13 (treze) eixos temáticos: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercados, Relações Exteriores, Recursos Minerais, Turismo, Transporte e Logística, Novas Tecnologias e Inovação, Educação, Comunicação, Meio Ambiente e Segurança (Jurídica e Fundiária) – consolidação das propostas e das oportunidades de desenvolvimento para o Semiárido Brasileiro. Participação por convite ou mediante inscrição individual por eixo temático, via internet, com vagas limitadas por sala.

- 17h – 18h: Encerramento das discussões e debates do Fórum (parte presencial), com previsão de ser feito pelo Sr. Presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, do Congresso Nacional.

- 17h – 23h: Feira Nacional do Semiárido 2020: 2º dia de showroom, com exposição e estandes.

Sábado, 5 de dezembro 2020

- 17h – 23h: Feira Nacional do Semiárido 2020: 3º dia de showroom, com exposição e estandes.

Jornal De Fato


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo