Banner 1


Os índices financeiros nos países asiáticos e europeus avançaram perto de 2% na reabertura dos mercados nesta 2ª feira (9.nov.2020).

A alta acontece depois da declaração de vitória do democrata Joe Biden, feita pelas principais empresas de comunicação dos Estados Unidos no sábado (7.nov).

Na Ásia, os números refletem o otimismo de que Biden adote posturas menos radicais do que o atual presidente norte-americano Donald Trump na guerra comercial entre EUA e China.

O Nikkei 225, do Japão, subiu 2,12%. Na China, o SZSE variou 2,19% positivamente. Os mercados asiáticos já estão fechados.

Na Europa, os mercados seguem abertos. Até as 6h45 (horário de Brasília) desta 2ª feira (9.nov), o DAX-30 (Alemanha) subiu 1,83%, e o Euro Stoxx (Zona do Euro), 1,72%.


No próprio sábado (7.nov), pouco após os veículos de comunicação declararem a vitória de Biden, os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau, do Reino Unido, Boris Johnson, e o presidente da França, Emmanuel Macron congratularam o democrata. Leia aqui os líderes mundiais que saudaram a chapa formada por Biden e Kamala Harris.

RESULTADO

O resultado da eleição norte-americana foi divulgado pela mídia depois que foram contabilizados votos de novo lote na Pensilvânia. Apesar de os jornais e TVs declararem o democrata eleito, a apuração oficial ainda não acabou.

Nos EUA não existe TSE. Cada 1 dos 50 Estados é responsável por quantificar e validar os votos recebidos. Isso ainda não aconteceu, pois há muita contestação por parte de Donald Trump e de seu grupo dentro do Partido Republicano. Por enquanto, o que há são projeções para resultados definitivos, mas não se trata de algo oficial.

A imprensa dos EUA anunciou a vitória do democrata com base em projeções. Biden defendeu justiça racial e social, e a proteção do meio ambiente em seu discurso da vitória. Donald Trump continua a negar o resultado.

Poder 360


Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem