Cacim

Print


A Prefeitura de Mossoró realizou no sábado (24) o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Foram 33 pontos de vacinação em funcionamento das 8h às 17h, sendo a maioria desses pontos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada bairro. A Secretaria de Saúde deu início ao processo de imunização no final do mês de agosto, com pontos fixos e volantes, além também de agendamentos de grupos de animais. 9.502 animais foram imunizados neste dia D, sendo 6441 cães e 3071 gatos.

"A raiva é uma doença que não tem cura. Levem os seus animais para serem vacinados. No decorrer do restante do mês estaremos vacinando os cães e gatos nas unidades de vigilância e zoonoses ou por agendamento", destacou Saudade Azevedo, Secretária de Saúde do município.

Todo animal a partir dos 3 meses de vida já está apto a se vacinar. "É importante essa imunização, que dura um ano. A raiva é uma doença fatal quando adquirida pelo homem", alertou Adriano Gledson, coordenador de endemias do município.

A médica veterinária da Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ), Emile Borges, explicou a importância de imunizar o animação de estimação. "Os cães e gatos fazem parte do ciclo urbano da transmissão da raiva e eles vivem diretamente com a gente. Por isso a vacinação desses animais é um método eficaz de prevenção da raiva, não só deles, mas de nós humanos também", falou.

Atualmente a cidade de Mossoró conta com uma população de 50 mil animais. Toda zona rural da cidade já foi contemplada com a vacinação. A campanha antirrábica segue até o dia 3 de novembro. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (84) 3315-4833.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum