Independência

Independencia banner

 

Uma pesquisa Ibope divulgada na terça-feira 6 pela InterTV Cabugi mostra que a eleição para prefeito de Natal em 2020 deverá ser decidida em dois turnos. Em comparação com outros levantamentos publicados, a pesquisa Ibope mostrou crescimento dos adversários do atual prefeito Álvaro Dias (PSDB), que concorre à reeleição, enquanto que o tucano estacionou nas intenções de voto.

Hoje, segundo o Ibope, o prefeito lidera a corrida com 33% das intenções de voto. Os demais adversários somados têm 35%. Se esse resultado se confirmar nas urnas, haverá a necessidade de um segundo turno. Álvaro Dias enfrentaria Kelps Lima (Solidariedade), que aparece com 12% das citações. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou menos.

Em julho, ainda na pré-campanha, uma pesquisa Consult dava uma vantagem maior para Álvaro Dias. Na época, o levantamento – publicado pelo jornal Tribuna do Norte – apontou que o prefeito tinha 32,5% das intenções de voto contra 4,8% de Kelps. Por aquele levantamento, o prefeito de Natal seria reeleito no 1º turno, com ampla vantagem sobre os adversários.

Comparando esses dois levantamentos, Álvaro oscilou apenas dentro da margem de erro enquanto Kelps triplicou suas intenções de voto. Se a tendência for esta nas próximas semanas, a campanha será mais equilibrada do que se projetava três meses atrás.

O Ibope aponta que, atualmente, a tendência é de crescimento para os adversários de Álvaro Dias – o que deve se intensificar com o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, programada para começar na sexta-feira 9. Oponentes do atual prefeito preparam uma ampla divulgação do suposto envolvimento do prefeito com práticas irregulares da época em que ele era deputado estadual.

Além dos resultados acima, três candidatos apareceram com apenas 1% dos votos: Jaidy Oliveira (Democracia Cristã), Rosália Fernandes (PSTU), Coronel Hélio Oliveira (PRTB) e Fernando Pinto (Novo).

Afrânio Miranda (Podemos) e Nevinha Valentim (PSOL), que representa a chapa Coletiva do Sol, não pontuaram.

Além disso, 20% dos eleitores responderam que pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 11% não souberam ou não quiseram responder a esse item da pesquisa.

Avaliações das gestões

Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos natalenses aprova a gestão do prefeito Álvaro Dias. Para os entrevistados, 63% aprovam a administração, enquanto que 31% desaprovam. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder.

Em outro item, 42% classificaram a gestão como “ótima ou boa”, outros 42% como “regular”, 14% como “ruim ou péssima” e 2% não souberam responder.

Sobre a administração da governadora Fátima Bezerra, 26% considream “ótima ou boa”, 33% acham “regular”, 40% acham “ruim ou péssima” e 1% não soube avaliar.

Quanto ao governo do presidente Jair Bolsonaro, 39% avaliam como “ótima ou boa”, 23% como “regular”, 37% como “ruim ou péssima” e 1% não soube avaliar.

Dados das pesquisas

A pesquisa Ibope foi contratada e divulgada pela InterTV Cabugi. Foram entrevistados 602 eleitores entre os dias 4 e 6 de outubro de 2020. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-02583/2020.

Já a pesquisa Consult, também citada, foi contratada e divulgada pela Tribuna do Norte. Foram entrevistadas 1 mil pessoas entre 24 e 28 de junho de 2020. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos, com índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01510/2020.

Kelps apresenta a maior rejeição

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Neste quesito, Kelps Lima lidera com 24% das citações. Ele é seguido por Hermano Morais (PSB), com 20%; Álvaro Dias, com 18%; Coronel Azevedo (PSC), com 14%; e Jean Paul Prates (PT), com 13%.

Agora RN


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo