Cacim

Print


O Brasil tem 144.805 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta sexta-feira (2), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Desde o balanço das 20h de quinta-feira (1°), 2 estados atualizaram seus dados: GO e RR.

Veja os números consolidados:

  • 144.805 mortes confirmadas
  • 4.849.758 casos confirmados

Na quinta-feira, às 20h, o balanço indicou: 144.767 mortes confirmadas, 881 em 24 horas. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 698 óbitos, uma variação de -9% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Desde o dia 14 de setembro a tendência na média móvel de mortes está em estabilidade, ou seja, o número não apresentou alta nem queda representativa em comparação com os 14 dias anteriores. Antes disso, o país passou por um período de uma semana seguida com tendência de queda no registro de mortes por Covid.

Em casos confirmados, eram 4.849.229 brasileiros infectados com o novo coronavírus desde o início da pandemia, 35.643 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 26.859 por dia, uma variação de -12% em relação aos casos registrados em 14 dias. Ou seja, também encontra-se na faixa que aponta estabilidade.

Brasil, 1º de outubro

No total, 4 estados apresentam alta de mortes: Espírito Santo, Amazonas, Roraima e Ceará.

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Em Roraima, a média saltou de 1 para 3 no intervalo de 14 dias, o que levou a uma variação de 375%. A média é, em geral, em números decimais e arredondada para facilitar a apresentação dos dados.

No Amazonas, a média voltou a ser impactada por mortes de meses anteriores cujas causas foram revisadas para Covid pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Das 117 mortes registradas no boletim do estado nesta quinta, 114 ocorreram em abril e maio e só agora foram somadas à conta.

Estados

Subindo (4 estados): ES, AM, RR e CE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (12 estados): PR, SC, MG, GO, AP, AL, BA, MA, PB, PE, RN e SE

Em queda (10 estados + DF): RS, RJ, SP, DF, MS, MT, AC, PA, RO, TO e PI

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

G1


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum