Independência

Independencia banner

 

O número de potiguares que contraíram a Covid-19 nos primeiros 14 dias de outubro é 17% maior que no mesmo período de setembro, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Até a quarta-feira 14, o Rio Grande do Norte já soma 73.669 casos da doença desde o início da pandemia.

De acordo com os dados dos boletins epidemiológicos da Sesap, os primeiros 14 dias de outubro somam 3.954 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus — o causador da Covid-19. No mesmo período de setembro, no entanto, o número de contágios ficou em 3.369.

O aumento do contingente de infectados, segundo a Sesap, decorre das aglomerações registradas no fim de agosto e do início de setembro. Além disso, desde o dia 17 de setembro, com o início oficial da campanha eleitoral para as eleições de 15 novembro, foram registrados diversos casos de descumprimento das regras de distanciamento social e de descuido com o uso de máscaras de proteção facial.

A avaliação é de que a alta concentração de pessoas em atos públicos eleitorais pode ter causado salto no número de contágios ao longo dos últimos dias.

“O que esperávamos era uma continuidade de queda da média de casos por dia. Mas ocorreu esse leve aumento, efeito das aglomerações de agosto e início de setembro. Isso reforça a necessidade de intensificarmos as medidas de vigilância, controle e respeito aos decretos. A pandemia não acabou e esses números mostram isso. Felizmente, ainda não se traduziu em crescimento no número de óbitos, mas também não houve uma continuidade no declínio de óbitos, se mantendo entre 3 e 5 óbitos diários. Isso não é aceitável”, alertou o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia.

Apesar do registro de alta no número de casos da doença, conforme apontou Cipriano Maia, os dados de mortes pela doença caíram 33% nos primeiros 14 dias de outubro, ao se comparar com o mesmo período do mês passado. Até esta quarta-feira, o mês soma 33 óbitos, contra os 52 contabilizados em setembro.

De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira, o Rio Grande do Norte tem 73.669 casos confirmados para Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, há 42.284 suspeitos. Com relação ao número de mortes, a Covid-19 já ceifou a vida de 2.428 potiguares. Segundo a Sesap, foram registradas cinco mortes a mais que no boletim da terça-feira 13.

A taxa de ocupação de leitos hospitalares para Covid-19 está em 41%. Até o fim da manhã desta quarta-feira 14, um total de 216 pessoas estavam internadas em leitos críticos e clínicos em unidades de saúde públicas e privadas do estado.

O índice R(t) – que determina o potencial de propagação do vírus – está em 0,83 para o Rio Grande do Norte como um todo. “Precisamos permanecer com o respeito às medidas de higiene, evitar as aglomerações, aumentar a vigilância e o cuidado para que possamos voltar a retomar a tendência de declínio de casos”, disse o secretário.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira 14. Houve o registro de 749 óbitos nas últimas 24h, totalizando 151.747 mortes. Ao todo, foram 27.235 novos casos de coronavírus registrados, no total 5.140.863 pessoas já foram infectadas.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo