BANNER 1


 O Governo do RN estuda prorrogar o desconto do ICMS da conta de energia do setor hoteleiro para todo o ano de 2021. Em reunião realizada na governadoria na terça-feira (25) com representantes das entidades do Turismo, a governadora Fátima Bezerra se mostrou sensível a este e outros pleitos apresentados pelos empresários do setor, que é um dos mais afetados pela pandemia.

Presente à reunião, o secretário da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, enfatizou que o pedido de prorrogação do desconto de 12% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da conta de energia do setor hoteleiro, para o ano de 2021, será analisado pela equipe técnica do governo. Na prática, a redução do imposto representa cerca de 50% de economia na conta, uma vez que a alíquota normal é de 25% sobre o consumo. “Temos a orientação da governadora de flexibilizar os tributos nos segmentos importantes para o desenvolvimento econômico do RN”, afirmou.

O Plano de Ações de Promoção e Divulgação do Turismo do RN para o ano de 2020 e o Planejamento Estratégico para 2021 foram apresentados pelo presidente da Emprotur, Bruno Reis, e o turismo regional tem sido o foco nas ações de marketing, sobretudo na modalidade digital. “Também estamos focando na captação e eventos de pequeno porte, dentro dos padrões sanitários, estudando descontos de até 40% para o Centro de Convenções”, adiantou.

O presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), José Odécio, considerou muito produtiva a reunião, que tratou ainda da flexibilização para eventos de grande porte, tendo como referências os réveillons da praia da Pipa (Tibau do Sul) e São Miguel do Gostoso. “Esperamos que os recursos necessários à promoção do turismo do RN para 2021 sejam garantidos, e que o desconto na conta de energia seja prorrogado, para que tenhamos condições de recuperar a nossa atividade. Após essa reunião, o setor sai otimista com relação a todos os pontos apresentados à governadora e sua equipe”, disse.

Ele estava acompanhado do presidente do Natal Convention Bureau, George Gosson, e do diretor do Senac-RN (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Raniere Pimenta. Juntos com a Setur, essas entidades contribuíram para a elaboração do plano de retomada do turismo do estado. Também participou da reunião o diretor técnico do Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), Werner Farkatt, que falou sobre o andamento dos licenciamentos na praia da Pipa.



Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem