Governo

640x128

Técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) encontraram sete pneus, além de parte de um aparelho de televisão, dentro da tubulação de esgoto no bairro Belo Horizonte, em Mossoró na segunda-feira (13). De acordo com a companhia, o acúmulo de lixo na tubulação poderia provocar o rompimento de água servida nas ruas.

A equipe encontrou seis pneus de carro e um de moto em um poço de visita (tubulação para manutenção). Os pneus estavam na rua Francisco Naelson Alves, na lateral do Caic, no bairro Belo Horizonte. Segundo a companhia, alguém abriu a tampa da tubulação e colocou os pneus dobrados dentro da rede de esgotos.

"Outra surpresa para a equipe foi encontrar carcaça de TV antiga também no poço de visita. Também foi retirado algo que parece ser restos de roupas e tecidos", informou a empresa.

Segundo o chefe de manutenção de esgoto de Mossoró, Alysson Dionizio, o hábito de jogar lixo na rede é perigoso, embora seja comum. “Cerca de 90% dos serviços de desobstrução estão relacionados ao mau uso do sistema”, explica.

"A Caern encontra vários objetos, além de gorduras e óleos. As ligações clandestinas de água de chuva, infelizmente, são muito comuns. Na rede de esgoto condominial também é encontrado lixo e falta manutenção por parte dos usuários", diz a empresa.

Conforme a companhia, a tubulação de esgoto é estreita e não suporta lixo.

"Qualquer tipo de entulho jogado pode misturar-se com outros e provocar o rompimento da rede. A orientação é que, jamais sejam jogados resíduos sólidos em pias e vasos sanitários. Nem mesmo cotonetes, fio dental, fios de cabelo, cigarros, absorventes e preservativos. Jogue lixo em local apropriado e aguarde a coleta da prefeitura", orientou a empresa em nota.

G1/RN


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim