Governo

640x128
Carta de Rodolfo Fernandes negando o pedido de resgate a Lampião

A Prefeitura de Mossoró receberá, no dia 13 de junho (quando completa 93 anos da resistência), a carta original que foi enviada pelo então prefeito, Rodolfo Fernandes, ao bando de Lampião, negando a entrega do dinheiro pedido pelo cangaceiro.

A carta endereçada ao coronel Antônio Gurgel, que era refém do bando, informava a recusa pela entrega dos 400 contos de réis, que eram pedidos pelo cangaceiro para que ele não invadisse a cidade. Diante da negativa, Mossoró se tornou alvo de Lampião e do seu bando e, no dia 13 de junho de 1927, mostrou a resistência do seu povo ao impedir a entrada do bando.

O documento foi encontrado pelo jornalista e historiador sergipano Robério Santos, que decidiu entregá-lo para a Prefeitura de Mossoró. Em vídeo publicado nas redes sociais, Robério Santos explica que um documento tão importante e com uma representatividade histórica tão grande deve ser entregue ao município. “Essa carta não merece estar na mão de um particular. Felicidade em tê-la encontrado, mas ela será dirigida para o Museu Lauro da Escóssia, em Mossoró”, informa.

Professor, Jornalista, Cineasta, fotógrafo, romancista, pesquisador e criador da revista OMNIA, Robério Santos foi também colunista da Revista Perfil, cofundador do periódico Carta Serrana. Apaixonado por fotografia fez um magnífico trabalho de reprodução de chapas fotográficas antigas dos grandes fotógrafos de Itabaiana, cidade sergipana em que nasceu. Desde 2013, ocupa a cadeira 15 da Academia Itabaianense de Letras e não esconde sua paixão por temas relacionados ao cangaço.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim