Independência

Independencia banner

A Lua cheia desta sexta-feira (5) promete ser um espetáculo celestial que merece a atenção, por isso, não deixe de apreciar a Lua de Morango (Strawberry Moon, em inglês) deste ano, marcada por um eclipse parcial da Lua.

Mas não se confunda, a Lua não parecerá um morango grande e redondo, apesar de seu tom avermelhado. Esse nome vem das tribos dos nativos norte-americanos Algonquin, que a consideravam o sinal para colher morangos silvestres, de acordo com o The Old Farmer's Almanac – um livro contendo previsões meteorológicas, gráficos de plantio e dados astronômicos, entre outras coisas, e publicado desde 1792.

Na Europa, a data pode ser chamada de Lua do Campo ou Lua de Mel, fato que também pode estar ligado ao nome dado ao primeiro mês de casamento, seja por causa do costume de se casar em junho ou porque a Lua de Mel é considerada a Lua "mais doce" do ano, diz a NASA.

O nome Lua de Mel dado para essa época do ano tem relação com o fato de que no fim de junho era quando o mel estava maduro e pronto para ser colhido das colmeias ou da natureza, sugeriram alguns escritos que remonta a pelo menos os anos 1500 na Europa.

O pico da Lua cheia depende do seu fuso horário. No horário de Brasília, o horário previsto para o pico do eclipse é 17h45 desta sexta-feira, variando alguns minutos dependendo da região em que você se encontra.

Mas o horário de pico não será o único horário de exibição. A Lua aparecerá cheia por cerca de três dias nessa época, até o início da manhã de domingo, disse a NASA.

"Minha época favorita para assistir a Lua cheia é quando ela se eleva no horizonte leste. Quando a Lua está baixa no horizonte, permite capturar a vista com objetos em primeiro plano, fazendo a Lua parecer maior", disse o meteorologista da CNN Judson Jones.

"Digamos que você esteja na cidade e esteja assistindo entre dois prédios ou sobre o horizonte. Isso fará com que pareça muito maior e dê mais impacto". Ele acrescentou que, se você estiver no oceano, em um lago ou nas montanhas, a perspectiva pode ser muito agradável.

CNN Brasil




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo