Cacim

Print

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu na madrugada do último sábado, 6, o serviço de substituição de rede no cruzamento da Avenida Alberto Maranhão com a Rua Delfim Moreira, no bairro Bom Jardim. A companhia explica que foi iniciada a etapa de pavimentação. A previsão da Caern é que o serviço seja concluído até o final desta semana. A via permanece fechada para tráfego.

Segundo o órgão, o lançamento de água de chuva indevido prejudicou a execução da obra de substituição do Coletor Tronco. Assim, além das dificuldades de realizar a obra com as precipitações meteorológicas, as ligações clandestinas contribuem para que a obra ande em ritmo mais lento. Os diferentes tipos de ligações clandestinas também são responsáveis pelos problemas de afundamentos observados na cidade.

De acordo com o coordenador da Unidade de Manutenção e Operação de Esgotos da Regional Oeste da Caern, Alysson Dionísio a população tem um papel fundamental para que o serviço seja executado mais rapidamente. “Pedimos a compreensão da população não lançando água de chuva no esgotamento sanitário”. A Companhia tem tomado todos os cuidados durante a execução das obras, principalmente, durante as chuvas, assim é natural que os prazos de execução estejam um pouco mais extensos.

A Caern ressalta que a rede de esgotamento sanitário não é projetada para receber água de chuva. A gestão da drenagem das águas pluviais é de cada prefeitura. Assim, todo lançamento de água de chuva no esgoto é considerado clandestino se configurando em crime ambiental.

“Neste período chuvoso são comuns cenas em que a população tentando escoar a água que se acumula nas ruas abra os bueiros (Poços de Visitas-PVs), para minimizar os alagamentos. Essa situação é extremamente prejudicial ao sistema de esgotamento. Como este simples ato, além do risco de acidentes por ser sugado pelo sistema, a sobrecarga na rede pode fazer com que a água misturada ao esgoto retorne para as próprias residências. Ainda sobre a água de chuva, a Caern esclarece que as situações de alagamento nas ruas não está relacionada aos serviços prestados pela Companhia”, diz a companhia.

“São inúmeras as situações que observamos com o mau uso do esgoto. A água de chuva tem sido recorrente na capital, o que acaba aumentando o número de ocorrências relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário”, explica Ewerton Siqueira Gerente de Operação da Regional Natal Sul da Caern.

Além da abertura dos PVs, a interligação indevida da rede de drenagem na rede de esgotamento e o lançamento da água de chuva acumulada nos imóveis diretamente na rede de esgoto também prejudicam o sistema. Para se ter uma ideia, imóveis com área de 100 m² em uma chuva de 10mm recebe uma contribuição de 1000 litros de água, se ela for lançada no sistema de esgotamento sanitário, consequentemente gera uma sobrecarga. Infelizmente, é o que vem acontecendo em diversos locais.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum