Cacim

Print

O volume de serviços no Rio Grande do Norte diminuiu 18,5%, em março, se comparado a fevereiro, a maior queda entre as unidades da Federação, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). A retração também atingiu o varejo, que ficou 6,4% menor na comparação de março com fevereiro de 2020, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Os dados foram divulgados na quarta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado dos serviços é o mais negativo da série histórica para o RN, que iniciou em 2011. No mês de março, o volume de serviços teve retração em 24 estados, se comparado ao mês anterior. A média do Brasil foi – 6,9%, também a maior redução da série da PMS.

A segunda maior queda ocorreu em Mato Grosso (-12,7%). Na região Nordeste, o volume de serviços teve queda em oito estados, Pernambuco (-8,7%) teve a segunda maior redução, perdendo apenas para o estado potiguar.

Na publicação PMS de março de 2020, o IBGE ressalta que os resultados negativos foram gerados, em grande parte, pelas medidas de isolamento social com intuito de conter o contágio de covid-19, especialmente, no último terço do mês de março.

Na comparação com março de 2019, o RN teve queda de 12,4%, atrás apenas do Amapá (- 13,2%). Ambas superiores à média brasileira (- 2,7%). Nessa análise, 23 estados apresentaram queda.

Comércio

O varejo no RN teve um desempenho negativo de - 6,4% na comparação de março com fevereiro de 2020. Somente Bahia (- 9,7%) e Ceará (-11,8%) tiveram quedas mais acentuadas que o RN. O volume de vendas do varejo de todos os estados do Nordeste diminuiu mais que a média nacional (- 2,5%). Apenas São Paulo não teve retração.

Em relação a março de 2019, o volume de vendas do RN reduziu 6,9% em março deste ano, maior que a média do Brasil (- 1,2%).  No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, a queda foi de 12,3% em março frente a fevereiro de 2020 - a menor do Nordeste.

Tribuna do Norte



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum