Cacim

Print

Após a confirmação de um caso de covid-19 em um feirante, a Prefeitura de Mossoró instalou, no última sábado (09), um túnel de desinfecção na Central de Abastecimento (antiga Cobal) como forma de combater o novo coronavírus. O problema é que dois dias antes, na quinta-feira (07), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota técnica alertando que esse tipo de equipamento não funciona no combate ao SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, e ainda pode causar prejuízo à saúde.

Na Nota Técnica N° 32/2020, a Anvisa informa que não existe, atualmente, produto aprovado para “desinfecção de pessoas” e que não foram encontradas recomendações por parte de órgãos como a ’’Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência de Medicamentos e Alimentos dos EUA (FDA), Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) ou da Agência Europeia de Substâncias e Misturas Químicas (ECHA) sobre a desinfecção de pessoas no combate à Covid-19, na modalidade de túneis ou câmaras.

“Não foram encontradas evidências científicas, até o momento, de que o uso dessas estruturas para desinfecção sejam eficazes no combate ao SARS-CoV-2, além de ser uma prática que pode produzir importantes efeitos adversos à saúde.”, reforça a Anvisa.

A Agência acrescenta que tecnicamente, a duração do procedimento, entre 20 e 30 segundos, não seria suficiente para garantir o processo de desinfecção e reforça que esse procedimento não inativa o vírus dentro do corpo humano. “Por isso, a recomendação de medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória devem prevalecer para evitar a disseminação do vírus. Além disso, lavar as roupas depois de usadas é suficiente nestes casos.”, defende.

A Anvisa observa também que um problema adicional é que a utilização dessas estruturas pode dar às pessoas uma falsa sensação de segurança e, desse modo, levar ao relaxamento das práticas de distanciamento social, de
lavagem das mãos frequente com água e sabonete, de desinfecção de superfícies e outras medidas de prevenção.

O Portal do Oeste entrou em contato com a Prefeitura de Mossoró para saber qual o produto utilizado no túnel e por qual motivo da instalação do equipamento, mesmo havendo uma nota contrária da Anvisa, mas ainda não teve retorno.

Confira a Nota Técnica da Ansiva:

SEI_ANVISA-0988597-Nota-Técnica-Estruturas-de-desinfecção-1Baixar

Portal do Oeste


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum