Independência

Independencia banner

O governo federal mudou nesta quarta-feira (6) o comando do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS). O Congresso em Foco apurou que o escolhido, Fernando Marcondes de Araújo Leão, foi uma indicação do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).

A escolha foi assinada pelo ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, na edição desta quarta do Diário Oficial da União (íntegra).

A mudança no órgão do Ministério de Desenvolvimento Regional acontece em meio às negociações do presidente Jair Bolsonaro com partidos do Centrão. O PP  deve ficar também com o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),órgão do Ministério da Educação que movimenta mais dinheiro que muitos ministérios - em 2019 foram R$ 55 bilhões.

Eduardo da Fonte é um dos principais aliados do presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), que foi um dos primeiros dirigentes do Centrão a se reunir com Bolsonaro neste ano para negociar cargos.

Da Fonte e Nogueira são investigados pela operação Lava Jato e destoam do discurso de campanha de Bolsonaro de que faria nomeações técnicas e contra a “velha política”.

O presidente tem recorrido a líderes partidários do PP, Republicanos, PSD, PL e PSC para ter uma base legislativa na Câmara e não ficar vulnerável a articulação do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desafeto de Bolsonaro.

Um deputado do Republicanos ouvido pelo site afirmou que o partido indicou um nome para uma secretaria no Ministério de Desenvolvimento Regional e espera para os próximos dias a nomeação no Diário Oficial.

Congresso em Foco


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo