Independência

Independencia banner

Proporcionalmente o município de Apodi, no Oeste do estado do Rio Grande do Norte, é o município que mais realiza testes da COVID-19. A ideia é fazer um grande monitoramento da população que contraiu o vírus. Além das pessoas contaminadas, a prefeitura está fazendo uma catalogação por gênero, idade, além de um mapeamento dos locais em que houve uma maior contaminação por parte da COVID-19.

No âmbito das ações estratégicas para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Apodi, em parceria com o IMT-RN/UFRN, vem realizando 20 testes (swab) diários de COVID-19, uma média de 100 exames por semana. E ainda quase 800 testes rápidos.

A Organização Mundial de Saúde - OMS recomenda testar toda pessoa suspeita de ter se infectado, mas em muitas cidades faltam materiais para testes e a demanda supera capacidade dos laboratórios. Em Apodi a situação é diferente graças a uma parceria.

O prefeito de Apodi Alan Silveira (MDB) aposta na testagem para monitorar a doença. “Aumentar a testagem é fundamental para saber o tamanho real da epidemia e elaborar estratégias de combate ao vírus. Com esse número significativo de testes que estamos realizando podemos fazer uma espécie de raio-x da situação da contaminação no âmbito municipal” disse

Devido ao aumento da quantidade de testes na população, é natural que o número de notificados aumente também, uma vez que mais pessoas têm acesso ao diagnóstico. Em proporção, o município de Apodi tem realizado mais testes que a capital do estado, Natal. Com isso dá para ter um panorama da real situação de contaminação no município oestano.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo