Escrita

Escrita banner

O Rio Grande de Norte tem cerca de 1 mil pacientes aguardando resultados de testes do coronavírus. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado (Sesap). O RN tem 82 casos confirmados e uma morte por coronavírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça (31).

No RN os testes de coronavírus são feitos no Lacen e no Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A Sesap explica que o exame se divide em duas partes: a primeira é a extração do material genético, que o Estado tem a capacidade para fazer 192 amostras por dia. Na segunda parte, que é o PCR, onde é detectado o vírus, o Estado tem, junto com a UFRN, capacidade de fazer até 336 testes por dia.

"A infraestrutura está adequada. A limitação é em relação ao desabastecimento dos reagentes do PCR e por isso priorizamos as urgências. Os insumos já foram comprados pela Sesap e UFRN, no entanto, a grande demanda no Brasil e a falta de voos impedem que eles cheguem em tempo hábil", explicou a secretaria.

A Sesap informou ainda que não sabe quando e quantos novos testes devem chegar, apenas recebeu a informação de que seria no início de abril. "Até agora, o estado recebeu, do Ministério da Saúde, 312 testes vindos da Bio-Manguinhos/Fiocruz. A primeira leva foi de 96 testes e a segunda teve mais de 200".

G1/RN


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim