Independência

Independencia banner

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, colocou em funcionamento na terça-feira (07) 10 novos leitos de UTI's (Unidades de Terapia Intensiva), dos 20 que serão abertos nos próximos dias para o atendimento a pessoas com sintomas relacionados à Covid-19. A governadora Fátima Bezerra afirmou que o Governo do RN vem trabalhando intensamente para evitar o pior nesta grave crise de saúde pública, superando dificuldades, adquirindo e restaurando equipamentos, contratando pessoal, resolvendo entraves, no sentido de realizar o melhor atendimento à população do nosso Estado.

“Contamos com o apoio dos demais Poderes do Estado, Legislativo e Judiciário, e também do Ministério Público e de instituições e empresas do setor privado. Queremos continuar também contando com o apoio do nosso povo”, declarou a chefe de Executivo Estadual. Ela reforçou a importância do isolamento social e recomendou à população para sair de casa apenas nas necessidades realmente essenciais. “Fazendo assim, e somando esforços, certamente vamos vencer a crise do novo coronavírus e retornar à normalidade".

A assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Milena Martins, explicou que em breve serão finalizados os serviços de instalação de móveis e de limpeza. “E como já temos pessoal, deveremos disponibilizar os outros 10 leitos de imediato", afirmou. A ala inaugurada, que foi construída na gestão passada, na época não obteve equipamentos necessários ao funcionamento, o que veio acontecer somente agora, neste momento necessário de ampliação de leitos.

A assistente social e diretora geral do HRTM, Herbênia Ferreira da Silva, explicou que os novos leitos de UTI vêm somar com as nove já existentes, que continuarão usadas por pacientes de média e alta complexidade, das mais diversas patologias. “Aqui vamos tratar apenas pacientes da Covid-19. Estamos muito confiantes que tenhamos conseguido colocar em operação estes novos leitos, em meio a essa grande crise”, enfatizou.

O ato simbólico de inauguração contou ainda com a presença de diretor administrativo, Valmir Alves; do diretor médico, Liginey Silva; diretora técnica, Lana Lacerda; e da diretora da II Ursap, Emiliana Cavalcante, além de outros membros da equipe que acolheram o primeiro paciente da UTI.

Ainda em Mossoró, o Governo do RN articula a utilização do Hospital Rafael Fernandes, que está recebendo a instalação de tomadas elétricas para os equipamentos específicos do tratamento da Covid 19, para ser utilizando durante a pandemia. "Serão mais 10 leitos para cuidados semi-intensivos. Falta fechar o quadro de pessoal técnico e de enfermagem. A previsão é de que possamos iniciar os atendimentos na próxima semana", acrescentou a assessora técnica Milena.

Além disso, a Sesap contratou junto à Casa de Saúde Dix-sept Rosado 10 leitos de UTI e 12 leitos de enfermaria. Estes leitos estão sendo adaptados e deverão estar disponíveis nos próximos dias. Também está em articulação, na segunda maior cidade do RN, a disponibilização de 25 leitos de enfermaria e quatro para cuidados semi-intensivos, no Hospital da Polícia Militar. "Tudo está sendo feito para darmos suporte ao atendimento de saúde público em Mossoró", reforçou.

Em Natal, a administração estadual finaliza os entendimentos para ofertar 10 UTI's adulto e 30 leitos de enfermaria no Hospital Coronel Pedro Germano, da Polícia Militar, no bairro do Tirol, com a contratação de empresa para instalar os equipamentos médicos.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo