Governo

640x128

O antiviral remdesivir, desenvolvido pela biofarmacêutica norte-americana Gilead Science, tem apresentado bons resultados no tratamento da covid-19. Um grupo de 125 pacientes recebeu a medicação. Desses, 113 tinham a forma grave da doença causada pelo novo coronavírus.

Em menos de uma semana, quase todos receberam alta do hospital onde estavam internados, em Chicago. Duas pessoas do grupo morreram. A informação foi divulgada pelo Stat News nesta 5ª feira (16.abr.2020). O jornal especializado em saúde obteve 1 vídeo com comentários preliminares do estudo.

O relatório inicial indica a melhora em sintomas respiratórios e redução da febre. O remdesivir já é usado para tratar ebola e MERs (síndrome respiratória do coronavírus do Oriente Médio).

Kathleen Mullane, a infectologista da Universidade de Chicago que revisou o estudo para o hospital, ressalta que a pesquisa com os 125 pacientes “não inclui 1 grupo de placebo para comparação”. Contudo, ela afirmou que pacientes deixaram o respirador “1 dia depois de começar a terapia [com remdesivir]” e acrescentou: “Nossos pacientes estão indo muito bem”.

MAIS ESTUDOS

A Gilead analisa o uso da medicação em casos graves de covid-19 com 2.400 pacientes em 152 grupos de testes ao redor do mundo. A biofarmacêutica também testa o tratamento com 1.600 pacientes que têm a forma moderada da doença em 169 centros diferentes.

A empresa têm 2 estudos principais: 1 com tratamento de 5 dias e outro de 10 dias. O objetivo principal é comparar estatísticas da recuperação de pacientes entre os 2 grupos.

A melhora é avaliada a partir de uma escala numérica de 7 pontos, em que a morte é o pior resultado, e a alta do hospital, o melhor. Entre os 2 extremos, são elencados diferentes níveis de oxigenação suplementar e entubação.

A Stat News alerta que “a ausência de 1 braço de controle no estudo pode tornar a interpretação dos resultados mais desafiadora”.

Poder 360


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim