Independência

Independencia banner

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), determinou ao Programa Restaurante Popular, que serve almoço, Café Cidadão e Sopa Cidadã, que ofereça refeições gratuitas para a população em situação de rua.

As empresas vinculadas ao Programa, vão cadastrar as pessoas diariamente e um mapa será repassado à Sethas todos os dias. O Programa atende, principalmente, a população em situação de vulnerabilidade. São 56 restaurantes populares que servem 42 mil refeições diárias entre almoços, Café Cidadão (44 unidades) e Sopa Cidadã (13 unidades).

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Sethas, responsável pela execução do Programa, determinou às empresas que prestam o serviço, a servirem as refeições em quentinhas. Agora, as refeições são preparadas e colocadas nas quentinhas trinta minutos antes de serem vendidas ao público-alvo. Além das embalagens descartáveis para as refeições, os restaurantes também fornecem copos e talhares descartáveis.

As medidas estão de acordo com os protocolos de prevenção à contaminação estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Decretos estaduais, que garantem mais segurança para usuários e, também, operadores que trabalham nos restaurantes.

As empresas foram notificadas e já estão cumprindo as normas que estabelecem reorganização na venda para evitar aglomerações e, também, distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas nas filas para a compra dos alimentos.

Também foi estabelecido que está proibida a refeição dentro das unidades. Para evitar o contágio, as fichas reutilizáveis para a compra de alimentos foram abolidas.

Outra determinação estabelece que deve haver álcool gel, água corrente e sabão disponíveis para funcionários e consumidores em todas as unidades.

“A Sethas tomou as providências no sentido de evitar aglomeração dentro das unidades e nas filas mas mantendo o funcionamento do serviço”, explicou a secretária da Sethas, Iris Oliveira.

Todas as decisões, complementou a secretária, foram tomadas em comum acordo com as empresas que fornecem alimentos para o Programa Restaurante Popular. “Ao mesmo tempo, discutimos medidas necessárias para evitar aglomeração nas filas e uma redefinição no cardápio para o fornecimento de itens que não venham a ser perecíveis rapidamente”.

Também ficou assegurado que as empresas forneçam equipamentos de proteção individual (EPI) para a higienização pessoal de todos os colaboradores das empresas e bancadas e demais superfícies com contato.

PROGRAMA

Com unidades 56 unidades em 34 municípios do Rio Grande do Norte, o Programa Restaurante Popular do Governo do Estado é executado pela Sethas e oferece refeiçoes ao preço de R$ 1.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo