Governo

640x128

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez críticas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, na 4ª feira (29.jan.2020). Também afirmou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, “perdeu as condições de ser o interlocutor” do governo na área.

As declarações foram feitas em evento organizado pelo banco Credit Suisse, que reuniu em São Paulo economistas, investidores e representantes do poder público para discutir uma agenda de investimentos no Brasil.

Maia disse que 2020 corre o risco de não ser 1 ano “tão bom” para o Brasil se o governo não resolver a questão do meio ambiente e “não der uma sinalização 1 pouco mais dura”.

“Acho que o governo começou a entender isso e tomou decisão com aquele comitê comandado pelo vice-presidente [Hamilton] Mourão. Acho que é 1 passo, mas outros passos a gente precisa dar”, disse o deputado, mencionando o Conselho Nacional da Amazônia, anunciado em 21 de janeiro de 2020, que terá como objetivo coordenar ações voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Em seguida, o presidente da Câmara citou os ministros Weintraub e Salles considerando que ambos traduzem uma imagem negativa para os investidores.

Para ele, o país retrocedeu ao ter Abraham Weintraub como ministro da Educação.

“Como é que o investidor olha para o Brasil, que tem 1 ministro da Educação desse? [Pensa] Que o país não tem futuro. E ainda parece que tem 1 passado ruim, porque conseguiu fazer 1 cara desse ministro da Educação. Que construção que nós tivemos?”, afirmou, sendo irônico.

O ministro da Educação atualmente enfrenta uma série de críticas e questionamentos devido a falhas na correção das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019. O caso chegou a resultar na suspensão da divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e das inscrições do ProUni (Programa Universidade para Todos), que foram retomadas na 3ª feira (28.jan.2020).

Ao falar de Salles, o presidente da Câmara reclamou da “radicalização” do ministro.

“Eu não sei como é que o governo vai fazer com o seu ministro do Meio Ambiente. Eu acho que, de alguma forma, ele [Salles] perdeu as condições de ser o interlocutor. Acho que ele radicalizou demais, não sei se combinado com o presidente ou não. Como é que faz?”, questionou.

Salles enfrentou críticas especialmente no 2º semestre do ano passado, dentro e fora do país, devido aos crescentes dados sobre desmatamento e queimadas no Brasil.

Poder 360


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim