Independência

Independencia banner

O Hospital da Mulher, que está sendo construído desde janeiro de 2018 em Mossoró, está com as obras paralisadas. De acordo com as informações dadas pelo secretário extraordinário de Gestão de Projetos e Articulação Institucional do Governo do Estado, Fernando Mineiro, a paralisação se dá para adequações no projeto.

Fernando Mineiro comentou que, após as adequações necessárias, a obra será retomada. De acordo com o secretário, o projeto da obra não contemplava um sistema de climatização condizente com a estrutura, bem como não tinha sido pensado num espaço para o descarte do lixo.

Um dos problemas mais graves é em relação à drenagem. Segundo Fernando Mineiro, o Hospital da Mulher pode ficar alagado na incidência de chuvas mais fortes, caso essa adequação não seja feita antes da inauguração da obra, que já está atrasada (a previsão inicial de entrega do hospital era julho de 2019).

“Recebemos a obra assim e precisamos fazer as adequações. Ao todo, são R$ 53 milhões para construção, outros R$ 50 milhões para equipar, e acreditamos que até o final de outubro, começo de novembro, a empresa possa retomar as obras com força total”, garantiu o secretário, em entrevista concedida a uma TV local.

Nesta semana, equipes do Banco Mundial e do Governo Cidadão – programa responsável pelo acompanhamento dos recursos – visitaram a obra do Hospital da Mulher em Mossoró, que, quando concluída, será a maior unidade de saúde do interior do estado.

No mês de julho, o secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli, havia informado que a previsão do Governo do Estado era de entregar o Hospital da Mulher no segundo semestre de 2020. Ele disse ainda que o hospital é de suma importância para todo o RN, diante da grandiosidade de sua estrutura.

Na ocasião, o secretário elencou ainda três aspectos importantes em relação ao Hospital da Mulher, que são relacionados à estrutura física, aos equipamentos e à organização de processos de trabalho, que estão acontecendo de forma simultânea. “Ele [Hospital da Mulher] é muito significativo, grande, com muita qualidade, que, pela forma como ele foi desenhado, é um hospital para todo o RN, pela complexidade e pelos serviços que estão previstos lá. A nossa luta é para que haja uma sincronia para que ele seja entregue com equipamentos, com modelo de gestão definida, com pessoas para trabalhar lá, de tal forma que no segundo semestre do próximo ano, a gente tenha esse equipamento entregue à população do RN’, disse.

Petrônio Spinelli ressaltou ainda que a importância do Hospital da Mulher vai além da região Oeste. “Quero que o tamanho do hospital e sua qualidade vão além da região Oeste e também da saúde. Esse hospital precisa ser um hospital universitário para, inclusive, ajudar a formar novos profissionais, seja nas universidades estaduais, federais e privadas”, concluiu.

Jornal De Fato


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim