Independência

Independencia banner
Intérprete de LIBRAS do espetáculo Auto da Liberdade

Muito além da inclusão, uma das marcas do Espetáculo Auto da Liberdade 2019 é a questão da representatividade. Este ano, pela primeira vez em sua história o Auto da Liberdade conta com a participação de um grupo de 11 pessoas com deficiências em diferentes momentos do espetáculo. E todo o espetáculo está sendo interpretado na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O coordenador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Heverton Cândido, é responsável pela parte de inclusão do espetáculo. Ele destaca que em um mês, onde o município de Mossoró festeja a liberdade, e que no dia 21 de setembro comemorou-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, e 26 de setembro o Dia da Pessoa Surda, ter pessoas com diferentes deficiências em um grande espetáculo como o Auto da Liberdade, é motivo de orgulho para todos os mossoroenses.

Para ele, a representatividade é um grande feito histórico. “Estamos garantindo e efetivando, o direito das pessoas com deficiência na cultura e nos espaços culturais. Somos a história, somos de geração para geração, somos a resistência, luta e bravura Mossoroense”, ressalta.

Claudia Medeiros, coordenadora do Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, diz que a inclusão de pessoas com deficiência nesse importante espetáculo da cidade, é um avanço muito grande. “Aos poucos percebemos que a inclusão está acontecendo. Ainda falta muita coisa, mas esse é o primeiro passo. A abertura desse espaço para a população é importante porque nos garante o direito como qualquer cidadão, não somos olhados com diferença, como vítimas. Porque nossa cadeira de rodas, por exemplo, é só um detalhe, somos cidadãos como outro qualquer. O que a gente está percebendo é que este ano tem esse diferencial, e isso nos deixa realmente satisfeitos”, comenta.

E segundo Cláudia Medeiros a ala da inclusão conta com pessoas de diferentes deficiências, entre eles uma pessoa com baixa visão, um casal com síndrome de down, pessoas com mobilidade reduzida, um surdo. O pesquisador na área de inclusão de pessoas com deficiência, Thiago Queiroz, pessoa com deficiência visual também participa do espetáculo. “A gente está realmente numa busca pela efetividade da garantia dos direitos. De acordo com pesquisas, em Mossoró nós temos 25,91% da população com algum tipo de deficiência. Então é mais que imprescindível que nós estejamos inseridos em todos os aspectos. Seja na cultura, seja na arte, em qualquer uma das políticas. Nós precisamos estar inseridos, pois somos um quarto da população”, frisa.

Antes do início do espetáculo, Thiago Queiroz falou da expectativa para a apresentação. “não vou mentir que estou muito ansioso. As pernas tremem um pouco, dá aquele friozinho na barriga, as pernas tremem um pouco, mas estamos muito felizes por essa inserção, por essa oportunidade, todo o grupo está muito contentes, porque estamos fazendo parte da história de Mossoró, estamos nos sentindo parte, então isso é muito interessante”, destaca Thiago Queiroz.

Idealizado pela professora Izaura Amélia Rosado, o espetáculo Auto da Liberdade acontece dentro da programação do Mossoró Terra da Liberdade, que se encerra no próximo dia 30, com o Cortejo Cultural em comemoração a Abolição da Escravatura, que em Mossoró aconteceu cinco anos antes da Lei Áurea.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo