Govrno

640x128


Fátima Bezerra nasceu em Nova Palmeira (PB), em 19 de maio de 1955. É pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e iniciou a vida política como deputada estadual em 1995. Permaneceu parlamentar estadual até o final de 2002, quando foi eleita deputada federal. Exerceu o mandato até 2015, quando assumiu a cadeira de senadora.


Com esta eleição, Fátima é a única mulher entre os 27 governadores eleitos neste ano no país. Com a posse, em primeiro de janeiro, será também a primeira vez que uma filiada ao Partido dos Trabalhadores exerce o governo do Estado. Em coletiva de imprensa na noite deste domingo, ela considerou a vitória histórica para o Estado. Segundo a petista, a vitória “significa a primeira eleição da história do Rio Grande do Norte de uma candidata de origem popular, uma candidata que tem uma história de muitas dificuldades”. “Interrompemos um ciclo de eleições de oligarquias no Rio Grande do Norte”, declarou.

A candidatura também significou que o Rio Grande do Norte se torna o estado brasileiro com mais governadoras mulheres na história. Fátima se junta a Wilma de Faria (2002-2010) e a Rosalba Ciarlini (2010-2014). O feito foi lembrado durante o  pronunciamento da petista, que também citou a escritora Nísia Floresta, pioneira do movimento feminista no Brasil, e que o estado foi o primeiro do país a ter um voto feminino, em 25 de novembro de 1927. “Eu quero dizer da minha alegria de ser a única governadora eleita porque a minha eleição ocorre na terra de Nísia Floresta, na terra onde uma mulher votou pela primeira vez”.

Política em Foco


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo