Independência

Independencia banner

A Assembleia Legislativa discute nesta quinta-feira (27), às 14h, a regulamentação da profissão de guia de turismo no Rio Grande do Norte. A audiência pública, de autoria da deputada Larissa Rosado (PSDB), propõe debate mais aprofundado sobre a necessidade de formalizar a atividade, uma das mais representativas da cadeia produtiva do turismo estadual.

De acordo com a deputada, a regulamentação terá reflexos diretos nos setores econômico e social do estado, ao gerar receita e inserir, legalmente, no mercado de trabalho, cerca de mil profissionais que desempenham a atividade atualmente, segundo estimativa do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur).


“A regularização organizará a atividade, e o guia de turismo poderá oferecer um serviço ainda melhor ao turista que visita nosso estado. O resultado disso será a geração de renda legalizada e a conquista social de centenas de pais de famílias que hoje trabalham informalmente como guias”, justifica.

Há ainda o entendimento de que, em outra frente, a regulamentação evitará que a atividade seja desempenhada por pessoas inabilitadas e não credenciadas. Apesar de regulamentada a nível nacional, não há, em âmbito estadual, uma lei que disponha sobre as formalidades e atribuições da categoria.

Mário Helison Lima é guia de turismo no município de Galinhos e acredita que a regulamentação fortalecerá o segmento, um dos mais representativos na cadeia turística estadual.

“Seria o ideal regulamentar porque vai evitar que pessoas despreparadas desempenhem a atividade, e isso vai fortalecer não só o segmento, mas a cadeia turística como um todo. Nossa expectativa é que as discussões avancem no sentido de trazer melhorias para todos nós”, pontua.




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo